Os Descendentes

George Clooney entre os adolescentes de Os Descendentes, aguardado retorno de Alexander Payne.
Quando Alexander Payne surgiu com EleiĆ§Ć£o vislumbrou-se um novo talento no cinema autoral norte-americano. As ConfissƵes de Schimidt  e Sideways - Entre umas e outras confirmaram isso e definiram o estilo do diretor e roteirista. Payne estava mais interessado na dor humana e em tramas familiares, filmes cheios de sentimento que flertavam com a comĆ©dia e com o drama sem necessariamente ir para o extremo dos dois gĆŖneros. Os Descendentes Ć© mais um exemplar do cineasta a seguir esta cartilha. Desta vez ele traz uma histĆ³ria sobre um viĆŗvo e sua tentativa de lidar com seu prĆ³prio luto e com o luto de suas filhas. NĆ£o Ć© um tema fĆ”cil e, por descuido de muitos diretores, rotineiramente cai no melodrama, na manipulaĆ§Ć£o das plateias. Payne abre mĆ£o de tudo isso e confere naturalidade e humanidade Ć quela situaĆ§Ć£o. O diretor parte do princĆ­pio de que nos momentos mais difĆ­ceis de nossa vida, nĆ£o hĆ” porque fazer um espetĆ”culo da prĆ³pria dor.

Filmado no HavaĆ­, Os Descendentes Ć© uma jornada comovente da famĆ­lia King. Payne oferece a tragĆ©dia, mas nĆ£o deixa de adoƧar o olhar da plateia com momentos genuinamente cĆ“micos. Rodado como uma espĆ©cie de road movie, O Descendentes sofre com alguns maneirismos do cineasta, resquĆ­cios de uma escola do cinema independente norte-americano do qual fez parte em um de seus picos, no inĆ­cio dos anos 2000, mas que hoje jĆ” foi superado. No entanto, o olhar de Payne para o luto daquela famĆ­lia Ć© tĆ£o sincero e singular que qualquer repetiĆ§Ć£o narrativa pode ser perdoada atĆ© mesmo pelo mais implacĆ”vel e experiente espectador.

Contando com um dos desempenhos mais entregues da carreira de George Clooney, Payne garante as lĆ”grimas e o sorriso da plateia sem "forƧaĆ§Ć£o de barra". EsforƧado na figura de um homem cheio de virtudes, uma delas Ć© assumir suas prĆ³prias falhas como marido e pai, Clooney estabelece uma dinĆ¢mica singular com os jovens Shailene Woodley, Amara Miller e Nick Krause. As meninas, em especial, sĆ£o os dois grandes achados do filme. Amara Miller Ć© uma preciosidade em cena e consegue lidar de maneira muito espontĆ¢nea com os diĆ”logos rĆ”pidos e sutilmente cĆ“micos do roteirista. JĆ” Shailene Woodley estĆ” formidĆ”vel como a adolescente rebelde que no fundo esconde uma grande admiraĆ§Ć£o e amor por seu pai. Woodley foi fundamental para Clooney conseguir o desempenho que conseguiu, a garota provoca e testa a todo momento as reaƧƵes do ator, o que Ć© Ć³timo para um intĆ©rprete que aparentemente nĆ£o gosta de sair da zona de conforto como o astro de Os Descendentes.

Somente Alexander Payne seria capaz de transformar uma trama sobre perdas em um filme leve e espontĆ¢neo. Pode nĆ£o ser um favorito pessoal de muitos na temporada, mas nĆ£o tem como torcer o nariz para as emoƧƵes sinceras que o longa evoca. Descobrir que no fim de nossa existĆŖncia o Ćŗnico legado que deixaremos para nossos entes e amigos queridos Ć© o amor, ainda que este venha repleto de rancor e mĆ”goa, revela-se como uma verdade incontestĆ”vel diante da morte. Afinal, tudo torna-se menor diante do surpreendente e poderoso legado que Ć© a famĆ­lia. 



The Descendants, 2011. Dir.: Alexander Payne. Roteiro: Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash. Elenco: George Clooney, Shailene Woodley, Judy Greer, Amara Miller, Nick Krause, Matthew Lillard, Patricia Haste, Beau Bridges, Matt Corboy, Matt Esecson. 115 min. Fox.

COMENTƁRIOS

BLOGGER: 4
Loading...
Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,CrĆ­tica,315,DVD & Blu-Ray,6,Ɖ Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,ListĆ£o,34,MatĆ©ria Especial,28,Mostra SP,6,NotĆ­cias,39,Podcast,3,PrĆ©via,77,Radar CrĆ­tico,20,RecomendaƧƵes,102,Resenhas,258,Rewind,15,TV & Streaming,80,VĆ­deo,10,VilƵes que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Os Descendentes
Os Descendentes
http://2.bp.blogspot.com/-0CvFA4chIj0/TyCrAEoNXfI/AAAAAAAALYk/tGPvGVZKyfo/s400/the+descenadants.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-0CvFA4chIj0/TyCrAEoNXfI/AAAAAAAALYk/tGPvGVZKyfo/s72-c/the+descenadants.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/01/os-descendentes.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/01/os-descendentes.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por InĆ­cio PƁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCƊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda TerƧa Quarta Quinta Sexta SĆ”bado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro MarƧo Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrĆ”s $$1$$ minutes ago 1 hora atrĆ”s $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrĆ”s Seguidores Seguir ESSE CONTEƚDO Ɖ PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o cĆ³digo Selecione todo cĆ³digo Todos os cĆ³digos foram copiados NĆ£o foi possĆ­vel copiar o cĆ³digo