Sherlock Holmes - O Jogo das Sombras

Robert Downey Jr. e Jude Law em Sherlock Holmes - O Jogo das Sombras.
Quando escrevi sobre Sherlock Holmes em 2010, disse que faltava ao filme ser mais Guy Ritchie. O diretor praticamente se anulou por trás do gênero. Claro que não era obrigação de Ritchie inserir suas extravagâncias narrativas de Snatch ou Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes mas faltava um algo a mais em Sherlock Holmes para torná-lo um filme imperdível dentro do gênero. Talvez esse algo a mais poderia vir do próprio Ritchie, enfim, queríamos assistir a versão dele para Holmes e não um cineasta podado por autocensura ou limitações impostas pelo estúdio. Como foi este Sherlock Holmes que Ritchie nos apresentou, Sherlock Holmes - O Jogo das Sombras dá continuidade ao filme lançado internacionalmente em 2009. Mantém o que funcionou e não funcionou no primeiro longa.

O que tornou Sherlock Holmes uma franquia em potencial foi a dinâmica criada por Robert Downey Jr. e Jude Law em cena. Salta aos olhos a cumplicidade e a sinergia entre os dois atores na pele de Holmes e Watson. Em Sherlock Holmes - O Jogo das Sombras a parceria funciona tão bem quanto no primeiro filme, conseguindo camuflar os tropeços narrativos e equívocos do roteiro, da edição e da direção do longa. A dupla é tão boa que consegue ser mais essencial ao filme que o grande vilão da história, o esperado Dr. Moriarty de Jared Harris. No entanto, há que se lamentar a rápida passagem de Rachel McAdams, cuja personagem é abruptamente descartada para dar lugar à irregular Noomi Rapace, bem menos eficiente que na triloga sueca Millenium.

Os flashbacks continuam e eles parecem arrastar o filme por diversos momentos. Aliás, a trama que envolve Moriarty e seus planos nos conflitos internacionais na Europa é desenvolvida com tanto desleixo e pouco viço pela equipe de roteiristas que ao final do filme o espectador não consegue assimilar ou dimensionar as consequências e a ponte que o longa faz com o conflito histórico verídico. No fim, Sherlock Holmes - O Jogo das Sombras apresenta-se da mesma maneira que seu predecessor. Guy Ritchie fez uma franquia nula em personalidade, mas que ganha o espectador pelo trabalho de Robert Downey Jr. e Jude Law, uma dupla sem precedentes.



Sherlock Holmes - A Game of Shadows, 2011. Dir.: Guy Ritchie. Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Jared Harris, Noomi Rapace, Rachel McAdams, Stephen Fry, Kelly Reilly, Eddie Marsan, Geraldine James, William Houston, Wolf Kahler. 129 min. Warner.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,258,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Sherlock Holmes - O Jogo das Sombras
Sherlock Holmes - O Jogo das Sombras
http://2.bp.blogspot.com/-wEMW3EzTEIA/TwBnGteQmpI/AAAAAAAALQU/jHEr6bEvdpU/s400/sherlock-holmes-a-game-of-shadows.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-wEMW3EzTEIA/TwBnGteQmpI/AAAAAAAALQU/jHEr6bEvdpU/s72-c/sherlock-holmes-a-game-of-shadows.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/01/sherlock-holmes-o-jogo-das-sombras.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/01/sherlock-holmes-o-jogo-das-sombras.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código