Guia Oscar 2012 - Os Roteiros

Os Adaptados...

Os Descendentes
de Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash
Baseado no romance de Kaui Hart Hemmings

Autora de contos que já foram publicados no The Sun e no StoryQuartely, a norte-americana, nascida e criada no Havaí, Kaui Hart Hemmings teve seu primeiro romance adaptado para as telonas por Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash. Narrando a história de um pai de família que tenta criar suas filhas após um trágico acidente que leva sua esposa ao coma, o roteiro de Os Descendentes humaniza situações dramáticas com leves pitadas de humor. Um trabalho que Payne já realizou nas suas últimas produções, Eleição, As Confissões de Schimidt e Sideways - Entre umas e outras. É a primeira parceria entre Payne e os atores Nat Faxon e Jim Rash em um roteiro para longa-metragem, também o primeiro trabalho significativo da dupla como roteiristas. Se ganhar, será o primeiro Oscar da dupla e o segundo da carreira de Payne, qe faturou o prêmio de melhor roteiro adaptado em 2004 com Sideways.

Suas chances nesta edição do Oscar: Como Os Descendentes perdeu parte de seu favoritismo, o Oscar de melhor roteiro adaptado pode estar ameaçado. Seus maiores concorrentes são A Invenção de Hugo Cabret e O Homem que Mudou o Jogo. Não deixa de ser um dos favoritos na categoria, sobetudo se pensarmos que os filme de Alexander Payne sempre são elogiados pelo seu roteiro e que o longa é um dos destaques da categoria principal.

A Invenção de Hugo Cabret
de John Logan
Baseado no romance de Brian Selznick

Pensando em sua filha de doze anos, o veterano Martin Scorsese, conhecido por sua filmografia imersa na violência urbana, decidiu dirigir A Invenção de Hugo Cabret, roteiro adaptado do livro infanto-juvenil homônimo escrito e ilustrado por Brian Selznick. John Logan foi o responsável pela adaptação e já esteve por trás de produções como Gladiador, O Último Samurai, Sweeney Todd e Rango. Com Scorsese, Logan foi responsável pelo roteiro de O Aviador, filme de 2004. O roteirista já venceu o Oscar na categoria melhor roteiro original com Gladiador, filme dirigido por Ridley Scott.

Suas chances nesta edição do Oscar: O filme é o longa com o maior número de indicações nesta edição. No entanto, nesta categoria a disputa certamente será entre Os Descendentes e O Homem que Mudou o Jogo.

O Homem que Mudou o Jogo
de Steven Zaillian e Aaron Sorkin
Baseado no livro de Michael Lewis

Não é a primeira vez que uma obra do jornalista Michael Lewis ganhas as telonas trazendo o esporte como tema central. Antes de inspirar Steven Zaillian e Aaron Sorkin a escreverem o roteiro de O Homem que Mudou o Jogo, Um Sonho Possível, filme que rendeu o Oscar de melhor atriz a Sandra Bullock, havia se inspirado em uma obra literária homônima do autor. Trazendo como pano de fundo a temporada de 2002 do Oakland Athletics, O Homem que Mudou o Jogo foi adaptado para as telonas por Steven Zaillian e Aaron Sorkin, que já ganharam o prêmio de melhor roteiro adaptado por A Lista de Schindler e A Rede Social, respectivamente.

Suas chances nesta edição do Oscar: O roteiro de O Homem que Mudou o Jogo é um prato cheio na categoria. Seria também uma forma de compensar a provável ausência de prêmios nas demais categorias - se bem que, nesse quesito, Os Descendentes também pode acabar se beneficiando.

O Espião que Sabia Demais
de Bridget O'Connor e Peter Straughan
Baseado no romance de John LeCarré

Críticos literários dizem que John LeCarré modificou a estrutura narrativa do romance investigativo com O Espião que Sabia Demais. Trata-se do primeiro trabalho significativo de Bridget O'Connor e Peter Straughan no cinema. Straughan já tinha escrito os roteiros de Os Homens que Encaravam Cabras e Um Louco Apaixonado, dois filmes relativamente fracos. Com o título original - Tinker Taylor Soldier Spy -, O Espião que Sabia Demais já havia sido adaptado para a televisão no formato de um minissérie, estrelada por Alec Guiness, e para o cinema como O Espião que veio do Frio. Não há dúvidas de que esta adaptação do livro foi a mais bem recebida das três.

Suas chances nesta edição do Oscar: O'Connor e Straughan que se contentem com a indicação. O filme se destaca mais em outros aspectos.

Tudo pelo Poder
de George Clooney, Grant Heslov e Beau Willimon
Baseado na peça de Beau Willimon

George Clooney e Grant Heslov, que juntos foram responsáveis pelo roteiro de Boa Noite e Boa Sorte (trabalho que rendeu a dupla uma indicação ao Oscar), decidiram utilizar a peça de autoria de Beau Willimon como material base para o roteiro do novo longa dirigido por Clooney, Tudo pelo Poder. A dupla fez questão de chamar o criador da obra para ajudar na transposição e o resultado é irretocável, um roteiro do jeito que a Academia gosta de premiar nesta categoria, cerebral e dramaticamente engenhoso.

Suas cances nesta edição do Oscar: Ao longo da temporada, Tudo pelo Poder foi esquecido em vários prêmios, o que é uma pena. A indicação em melhor roteiro adaptado é mais uma menção honrosa já que as chanes do filme levar o prêmio por sua única indicação é muito pequena.

Os Originais...
Meia-Noite em Paris
de Woody Allen

Woody Allen é figurinha fácil nesta categoria. No entanto, nos últimos anos o cineasta amargou o desdém da Academia. Sua última indicação foi por Match Point, filme que foi mencionado apenas nesta categoria em 2005. Desta vez, Allen chega com "moral" no Oscar, Meia-Noite em Paris foi indicado a quatro estatuetas, entre elas a de melhor filme. O longa é o trabalho mais popular do cineasta em anos - uma das maiores bilheterias do diretor, cerca de U$ 56 milhões. Não poderia faltar uma indicação aqui.

Suas chances nesta edição do Oscar: Com a fraca concorrência na categoria, a probabilidade de Allen ganhar seu quarto Oscar é grande (o cineasta ganhou em roteiro original por Hannah e suas Irmãs e Noivo Neurótico,Noiva Nervosa e melhor direção por Noivo Neurótico,Noiva Nervosa). O concorrente direto de Allen é o favorito a melhor filme, O Artista. Mas será que o roteiro de um filme mudo conseguiria vencer Allen justamente aqui ?

O Artista
de Michel Hazanavicius

Creditado como o responsável pelos diálogos e pela dinâmica cênica de O Artista, Michel Hazanavicius se inpirou na revolução causada pelo cinema falado na Hollywood da década de 1930 para escrever o roteiro deste que é a grande atração desta edição do Oscar. De longe, parece um concorrente inofensivo, mas a maneira com que Hazanavicius construiu o arco dramático de O Artista é o grande trunfo do filme, além é claro das 10 indicações ao prêmio que o filme recebeu.

Suas chances nesta edição do Oscar: Terá que enfrentar o roteiro de Meia-Noite em Paris. Como o filme certamente levará o prêmio de melhor filme e direção é bm possível que a Academia lembre de Woody Allen e não de Hazanavicius em roteiro original.

A Separação
de Asghar Farhadi

De tempos em tempos a Academia resolve conceder este "carinho" a uma produção estrangeira. Foi assim com Cidade de Deus O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, também indicados em uma categoria de roteiro. A Separação foi escrito pelo iraniano Asghar Farhadi e conta a história de um casal que enfrenta uma difícil decisão, melhorar a vida de seus filhos ao mudar-se para outro país ou permanecer no Irã para cuidar de um membro da família que sofre e Alzheimer.

Suas chances nesta edição do Oscar: A Academia também gosta de roteiros que explorem questões ligadas a diferenças étnicas, o caso de Babel e Crash - No Limite, recentemente. No entanto, a indicação de A Separação nesta categoria surge apenas para confirmar seu favoritismo na categoria melhor filme estrangeiro.

Missão Madrinha de Casamento
de Kristen Wiig e Annie Mumolo

Kristen Wiig protagoniza e co-assina o roteiro de Missão Madrinha de Casamento, a comédia mais popular do ano. O filme foi responsável por uma leve subversão a um velho estigma que ainda permeia Hollywood, àquele que diz que mulheres não sabem fazer rir. Elas não só sabem ser engraçadas, como conseguem fazer rir homens e mulheres. O filme tem momentos hilários, mas indicá-lo ao Oscar foi um os grandes tropeços da Academia (onde está a merecida indicação de Toda Forma de Amor nesta categoria, por exemplo?).

Suas chances nesta edição do Oscar: Suas duas indicações são as maiores glórias que o filme poderia ter recebido nesta edição do prêmio.
  
Margin Call - O Dia Antes do Fim
de J.C. Chandor

Margin Call - O Dia Antes do Fim é um filme que poderia tranquilamente estar em outras categorias não fosse sua tardia campanha na temporada de premiações. A verdade é que nem os envolvidos esperavam que o filme fosse ser tão bem recebido entre críticos e na comunidade cinematográfica. O filme fala sobre a crise financeira de 2008 pela perspectiva de algunsdos funcionários de uma grande companhia. Segue a linha de Tudo pelo Poder, o tipo de trabalho que o Oscar gosta de reconhecer pela racionalidade do texto.

Suas chances nesta edição do Oscar: J.C Chandor, que também dirigiu o filme, também pode se contentar com a lembrança na categoria. Sua indicação é uma vitória, especialmente se levarmos em consideração que o filme correu silenciosamente pelas beiradas.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,258,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Guia Oscar 2012 - Os Roteiros
Guia Oscar 2012 - Os Roteiros
http://3.bp.blogspot.com/-mkux0XBS7wg/Ty_Og57ODXI/AAAAAAAALe8/KE8cmF60QgU/s400/screenplay_descendants.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-mkux0XBS7wg/Ty_Og57ODXI/AAAAAAAALe8/KE8cmF60QgU/s72-c/screenplay_descendants.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/02/guia-oscar-2012-os-roteiros.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/02/guia-oscar-2012-os-roteiros.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código