O Despertar

Rebecca Hall confronta fantasmas em um internato para meninos em O Despertar.
O Despertar inspira-se em todos os elementos corriqueiros de thrillers sobrenaturais. Ambientado após a Primeira Guerra Mundial em um internato para garotos na Inglaterra, o filme utiliza locações isoladas, a infância como elemento causador de calafrios e uma protagonista cética até o último fio do cabelo em manifestações sobrenaturais. Bem, cética até a página dois, ou seja, aqui quando Florence Cathcart confronta-se com seus próprios fantasmas e acontecimentos que não consegue explicar. Utilizando uma trama de época e explorando ao máximo as dores e traumas de sua protagonista, O Despertar funciona porque sua meta não é causar sustos a cada minuto de projeção, mas levar o espectado à angústia ao utilizar como fio condutor desta sensação seus atores e a contenção de recursos técnicos. O filme acerta no gênero ao aplicar com afinco a máxima "quanto menos, melhor".

Rebecca Hall interpreta Florence Cathcart, uma renomada autora de livros que visam desvendar fenômenos tidos como sobrenaturais. Quando é convidada para desvendar estranhas manifestações em um colégio interno para meninos, isolado de Londres, Florence passa a confrontar-se com situações que não consegue explicar. Apesar da compração inconveniente, O Despertar guarda semelhanças com Os Outros, de Alejandro Aménabar. Nick Murphy acerta ao proporcionar um clima mais soturno e solitário para seus personagens, algo que ele consegue através de jogos de luzes e com a impecável fotografia de Eduard Grau, por exemplo.

O Despertar também acerta na escolha de seus atores. Rebecca Hall é uma atriz interessantíssima, isso já mostrou em filmes como Vicky Cristina Barcelona e Atração Perigosa. Ao assumir sua primeira grande protagonista, Hall conduz toda a trama e eleva emocionalmente a história, na medida em que sua personagem defronta-se com seus próprios tabus e feridas. Imelda Staunton também está na fita e consegue compor todo arco dramático de sua personagem, sem denunciar elementos cruciais que só serão desvendados com o desfecho do longa. Também está no filme Dominic West, interpretando um personagem que serve bem mais à trama quando não surge como óbvio interesse amoroso da protagonista.

O Despertar sofre com a falta de credibilidade em alguns desdobramentos de sua trama, mas nada disso consegue enfraquecer o resultado final de um filme modesto em suas pretensões, mas certeiro em seus termos artísticos e técnicos. O filme comprova que o que mais falta no gênero hoje é uma boa história, composta por personagens interessantes e com uma psiquê bem mais assustadora que sequências de mutilação e dólares e mais dólares gastos em efeitos especiais tolos que em nada servem à trama.  




The Awakening, 2011. Dir.: Nick Murphy. Roteiro: Nick Murphy e Stephen Volk. Elenco: Rebecca Hall, Imelda Staunton, Dominic West, Isaac Hempstead Wright, Alfie Field, Lucy Cohu, John Shrapnel, Diana Kent, Richard Durden. 107 min. Playarte.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
Loading...
Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: O Despertar
O Despertar
http://2.bp.blogspot.com/-yiBp0zpj5yM/TzL0ET2zjsI/AAAAAAAALiU/h5yezMaUorE/s400/The-Awakening-Rebecca-Hall.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-yiBp0zpj5yM/TzL0ET2zjsI/AAAAAAAALiU/h5yezMaUorE/s72-c/The-Awakening-Rebecca-Hall.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/02/o-despertar.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/02/o-despertar.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código