O Espião que Sabia Demais

Gary Oldman protagoniza suspense marcado pela frieza, O Espião que Sabia Demais.
O universo de O Espião que Sabia Demais é frio. Composto por veteranos, a alta roda do Serviço de Inteligência Britânico é formada por homens que carregam em suas vidas o peso de uma longa trajetória. Anulando por completo suas vidas sociais, todos parecem estar à disposição do grupo em turno integral, sem tempo para abstrações. O filme do sueco Tomas Alfredson parece adotar esta concepção em sua narrativa, que segue durante toda a projeção sem maiores picos. Diretor do notável Deixe Ela Entrar, a primeira versão, Alfredson demonstra habilidade ao segurar uma trama tensa e paranóica por si só. No entanto, se parece interessante que o cineasta tenha adotado em sua condução uma personalidade que norteia os principais personagens do filme, o distanciamento emocional  diante dos fatos, e contrapartida cria um problema ligeiramente incômodo na fluidez de sua narrativa.

O Espião que Sabia Demais é baseado no romance de John le Carré (o mesmo autor de O Jardineiro Fiel, obra que foi adaptada para o cinema por Fernando Meirelles) e conta a história de um agente do MI6 (Oldman) que é retirado de sua aposentadoria para investigar seus companheiros de trabalho, alvos de suspeitas de espionagem interna para os soviéticos. Tomas Alfredson transforma seu thriller de espionagem em um paciente e cerebral jogo de xadrez - assim o caso é resolvido e é dessa forma que ele se apresenta ao personagem de Gary Oldman. O diretor tem tomadas interessantíssimas e que contribuem para tornar O Espião que Sabia Demais ainda mais subversivo para seu gênero. A abordagem torna-se ainda mais interessante quando os veteranos contracenam com personagens mais inexperientes, como é o caso daqueles interpretados por Tom Hardy e Benedict Cumberbatch, os únicos que aida conseguem sentir as consequências de suas ações e reagir às suas conclusões dramáticas.

O elenco é encabeçado por Gary Oldman, extremamente feliz em sua interpretação, conseguindo dosar sas emoções para transparecer o domínio delas ou pelo menos a tentativa de contê-las. John Hurt está extraordinário como o cabeça do grupo e os jovens Hardy e Cumberbatch conduzem muito bem os dramas dos seus personagens. Mark Strong também está excelente como um personagem chave para desvendar todo o mistério. Ainda estão corretos, em participações mais discretas, Colin Firth e Toby Jones. No entanto, o filme é um caso de trama cerebral que sobrepõe seu formato à fluidez ou empatia do espectador. O envolvimento emocional é praticamente nulo, ainda que a admiração pelos esforços e coerência de seus realizadores seja incontestável.




Tinker Tailor Soldier Spy, 2011. Dir.: Tomas Alfredson. Roteiro: Bridget O'Connor e Peter Straughan. Elenco: Gary Oldman, Colin Firth, Benedict Cumberbatch, Mark Strong, Tom Hardy, John Hurt, Toby Jones, Ciarán Hinds, Amanda Fairbank Hynes, Arthur Nightingale. 127 min. Playarte.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,258,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: O Espião que Sabia Demais
O Espião que Sabia Demais
http://3.bp.blogspot.com/-YJm0Xu35wFQ/TwoYgx1mWhI/AAAAAAAALR0/CsF-ebcn7PU/s400/tinker.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-YJm0Xu35wFQ/TwoYgx1mWhI/AAAAAAAALR0/CsF-ebcn7PU/s72-c/tinker.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/02/o-espiao-que-sabia-demais.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/02/o-espiao-que-sabia-demais.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código