Reis e Ratos

Rafaela Mandelli e Rodrigo Santoro em Reis e Ratos: humor deslocado.
O novo filme de Mauro Lima, que antes havia entregue o ótimo Meu Nome não é Johnny, é um projeto ambicioso em sua proposta. Com Reis e Ratos, o cineasta pretende fazer uma paródia de filmes B policiais hollywoodianos da metade do século, transportando tipos e recursos narrativos para o Brasil, mais especificamente o Rio de Janeiro, de 1963. Tudo é muito original e interessante, contudo esse tipo de proposta tende a ser um desastre quando dá errado. Não se pode dizer que a iniciativa de Lima não é interessante, mas tudo em Reis e Ratos parece um automóvel desgovernado. O formato não chega a tornar sua história refém, mas irrita e soa excessivo e deslocado em meio a tantas tramas conspiratórias reimaginadas para o Golpe de 1964. No fim, o filme parece servir muito mais ao seu elenco que ao espectador. Na camaradagem, Lima conseguiu um elenco de amigos e todos parecem bem à vontade na pele de seus personagens, brincando o quanto podem com seus tipos e terrenos ilimitados para composição.

A trama de Reis e Ratos segue as investigações empreendidas por um agente da CIA disfarçado de dono de uma loja de calçados e um major da aeronáutica (Selton Mello e Otávio Muller, respectivamente) a uma cantora de boate (Mandelli). A missão os leva a personagens ainda mais estranhos como um locutor afeminado com dons mediúnicos (Cauã Reymond) e um vendedor de livros perrapado (Rodrigo Santoro). Lima realiza um trabalho interessante no roteiro da produção, adequando seus diálogos ao american way of life. E como na época o Brasil espelhava-se na cultura norte-americana, Lima não perde tempo para dar uma "abrasileirada" nos diálogos e expressões americanas utilizadas por seus atores, especialmente Mello e Muller.

Selton Mello, por sinal, parece estar em um parque de diversões. O ator mostra-se à vontade para improvisar e brincar com os trejeitos e a personalidade estapafúrdia de Troy Sommerset. Mello incorpora o olhar auto-suficiente e as entonações canastronas das dublagens brasileiras para produções policiais de Hollywood. Otávio Muller o acompanha muito bem personificando o típico caso do brasileiro que tenta se espelhar no parceiro de investigação, como se aquilo lhe fosse conferir alguma credibilidade. A dupla está ótima, mas quem está irreconhecível e acaba chamando o filme para si, seja pela sua asquerosa aparência ou por sua acertada composição, é Rodrigo Santoro. O ator interpreta um cafetão vigarista, ocasionalmente vendedor de livros, com dentes podres e rosto marcado por queimaduras e feridas. Santoro utiliza a caracterização a favor da composição interna de seu personagem e se destaca no elenco de coadjuvantes.

Falta consistências às ideias e ao formato de Reis e Ratos. Contudo, não há como negar que não faltou ousadia a Mauro Lima. O projeto derrapa, mas seu elenco está entrosado e tem uma ótima dinâmica cênica. Talvez o grande erro do longa tenha sido a busca pela satisfação de seus realizadores unicamente. Assim, Reis e Ratos, para o público, acaba se tornando uma grande e inconsistente piada interna com lampejos de originalidade.




Reis e Ratos, 2012. Dir.: Mauro Lima. Roteiro: Mauro Lima. Elenco: Selton Mello, Otávio Muller, Rafaela Mandelli, Cauã Reymond, Rodrigo Santoro, Seu Jorge, Paula Burlamaqui, Bel Kutner, Kiko Mascarenhas, Orã Figueiredo. 111 min. Warner.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,258,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Reis e Ratos
Reis e Ratos
http://1.bp.blogspot.com/-dfq7mTSqLFg/Tz1zDtK7rPI/AAAAAAAALkU/W4WRSbUgCXI/s400/168.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-dfq7mTSqLFg/Tz1zDtK7rPI/AAAAAAAALkU/W4WRSbUgCXI/s72-c/168.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/02/reis-e-ratos.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/02/reis-e-ratos.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código