Xingu

João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat são os irmãos Villas Bôas em Xingu: a formação do Parque Nacional do Xingu.
A formação do Parque Nacional do Xingu, área verde e isolada  para preservação dos povos e da cultura indígena no Brasil, em 1961, foi fruto do trabalho de três irmãos: Cláudio, Osvaldo e Leonardo Villas Bôas. Três aventureiros que largaram suas vidas em São Paulo e partiram para o norte do país em busca de algo que nem eles mesmos faziam ideia. Encontraram povos indígenas em perfeita harmonia com a natureza, mas massacrados pelo contato com os brancos que lhes passavam uma série de enfermidades das quais nunca tiveram acesso e pela ambição dos mesmos por novos pedaços de terra. Os Villas Bôas, já integrados à cultura dos povos, decidiram se empenhar na criação de uma reserva que pudesse abrigar as diferentes tribos indígenas do local, preservando esses povos e tentando tornar o contato deles com os brancos mais harmônico e pacífico possível. O resultado não foi o esperado, afinal eles passaram por uma série de percalços e frustrações ao longo do caminho, mas o legado e as intenções podem ser consideradas como mais positivas que negativas. Muita coisa inevitavelmente não puderam transformar ou evitar, afinal, como o próprio Cláudio Villas Bôas, interpretado por João Miguel em Xingu, constata, qualquer tipo de contato do branco com o índio, por mais bem intencionado que seja, acaba contribuindo para destruí-la aos poucos.

O mais interessante em Xingu é acompanhar esta conclusão pela perspectiva do próprio Cláudio Villas Bôas, dos irmãos o que mais teve contato com os índios e, consequentemente, o que mais percebeu os reflexos do contato dos povos brancos com eles. Xingu traz a história da fundação do Parque Nacional e, apesar de entrar em detalhes da vida dos Villas Bôas, traz um pouco da trajetória e dos esforços do trio. Ainda assim, Cao Hamburger deixa bem claro que os Villas Bôas são utilizados como uma porta de acesso para a compreensão dos eventos que deseja narrar. O que importa aqui, e isso o diretor deixa bem claro desde o primeiro instante, é resgatar esse lado do Brasil que continua relegado ao acaso e à incompreensão. Hamburger traça uma análise com teor de urgência, ainda que em momentos venhamos sentir que seja uma urgência tardia, sobre a irracionalidade e insensibilidade humana diante do universo e das questões alheias. 

O trio central é irretocável. João Miguel, na pele de Cláudio, seja talvez quem tenha a trajetória mais transformadora. No entanto, é louvável que o ator evite atalhos para tornar Cláudio Villas Bôas uma figura heróica, seria um equívoco. Na composição do ator, Cláudio não deixa de ser uma figura admirável por seus feitos, mas é humano e apresenta falhas, falhas que o próprio personagem percebe e que desenrola uma série de conflitos internos nele. Felipe Camargo dá vida a Osvaldo, o responsável pelos acordos políticos com as esferas do governo para a concretização da reserva, e Caio Blat é Leonardo, o irmão mais novo que acabou sendo expulso do projeto por Osvaldo por engravidar uma índia. 

Xingu traz características evidentes da narrativa de Cao Hamburger, algo que detectamos no belíssimo O Ano em que meus Pais saíram de Férias. O cineasta é capaz de oferecer um novo olhar para temas mais do que discutidos nas diversas instâncias da sociedade brasileira. O mérito de Hamburger em Xingu está em trazer para o foco questões mal resolvidas e responsáveis por feridas mal cicatrizadas em nosso país. Xingu tem raízes fortes nessa proposta e não abandona a compreensão de que para dialogar e sensibilizar a plateia para o tema é preciso um olhar atento para seus personagens, nesse caso, os povos indígenas e não os Villas Bôas. Cao, Cláudio, Osvaldo e Leonardo são apenas intermediadores deste processo.

 


Xingu, 2012. Dir.: Cao Hamburger. Roteiro: Cao Hamburger, Ana Muylaert e Elena Soarez. Elenco: João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat, Maria Flor, Maiarim Kaiabi, Awakari Tumã Kaiabi, Adana Kambeba, Taparé Waurá, Augusto Madeira, Fábio Lago. 102 min. Sony.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Xingu
Xingu
http://4.bp.blogspot.com/-pQIlIxwaExs/T3joU3ys3uI/AAAAAAAALv4/r23H5zjhHhU/s400/20_1352-xingu.jpeg
http://4.bp.blogspot.com/-pQIlIxwaExs/T3joU3ys3uI/AAAAAAAALv4/r23H5zjhHhU/s72-c/20_1352-xingu.jpeg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/04/xingu.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/04/xingu.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código