Cannes 2012, Dia 2

Marion Cotillard posa para fotógrafos antes da coletiva de De rouille et d'os.
Um dos filmes mais esperados desta edição do Festival de Cannes, De rouille et d'os, ou Rust and Bone em inglês, foi a grande atração da quinta-feira, 17. Entre os envolvidos na produção, o cineasta francês Jacques Audiard, que há dois anos atrás havia conquistado o festival com O Profeta, e a atriz francesa Marion Cotillard, vencedora do Oscar em 2007 por Piaf - Um Hino ao Amor.

No entanto, no romance redentor entre uma treinadora de baleias orcas que perde as duas pernas e um pai que passa pelas maiores dores para criar seu filho sem a mãe, quem se destacou foi o ator belga, Matthias Schoenaerts, do ainda inédito no Brasil Bullhead. Contudo, os holofotes para o ator não tiraram o charme, talento e elegança de La Mome Cotillard, uma das mais cotadas para a Palma de Ouro de melhor atriz.

Jacques Audiard na coletiva de imprensa do filme em Cannes.
Durante a coletiva, o diretor contou que desta vez queria contar uma história que tivesse uma personagem feminina, já que O Profeta abordou o universo violento e masculino de uma penitenciária. Esta nova história, segundo o realizador, teria que vir sob o envólucro de um romance. Tudo começou a tomar forma quando o roteirista Thomas Bidegain, parceiro de trabalho do diretor em O Profeta, lhe entregou uma coletânea de contos de Craig Davidson que narrava histórias de personagens sofridos. A partir dai surgiu a ideia de criar os protagonistas de De rouille et d'os, Stéphanie e Alain. Audiard e Bidegain encontraram no romance uma oportunidade de oferecer àqueles personagens um alívio, o que não acontece nos contos, onde todos são mostrados como indivíduos solitários.

O processo de adaptação, filmagem e edição, segundo Audiard e Bidegain, levou cerca de dois anos. Já a escolha dos atores não foi tão árdua. Audiard confirmou que um dos motivos que o levaram a escolher Marion foi sua interpretação de Edith Piaf em Piaf - Um Hino ao Amor. "Fiquei emocionado com o desempenho de Marion em Piaf. O que vi em Piaf era que ela navegava por emoções muito diversas. Há muitos atores, mas poucos que podem entrar em um personagem da maneira que ela faz. Ela é muito feminina, é incrível", sintetizou o diretor, endossando o coro dos admiradores da atriz do qual faço parte há algum tempo.

No caso de Matthias, a escolha também foi influenciada por trabalhos anteriores. "No personagem masculino, testamos outros atores, mas naum funcionamos. Vimos Bullhead, achei Matthias fabuloso. ". A questão física parece ter sido algo presente durante todo o processo de filmagem, desde a preparação física de Matthias para o papel, até o trabalho de Marion com as Orcas e com a natação. O personagem de Matthias é descrito como um homem habilidoso fisicamente mas que não consegue lidar muito bem com suas emoções. "Os personagens vão aprender a viver com as adversidades. Marion com os problemas físicos que ela encontra e Matthias tem problemas com as palavras, irá aprender a dizer 'Eu te amo' com ela", disse Audiard.

Como não poderia deixar de ser, veio para Cotillard uma pergunta sobre as diferenças de se trabalhar na frança com Audiard e nos EUA com realizadores como Michael Mann (Inimigos Públicos)  - sempre aparecem essas perguntas sobre cinema norte-americano em festivais, o melhor de tudo isso é que uma atriz francesa conseguiu rebater a pergunta com muita delicadeza. "Quando li o roteiro de Audiard fiquei impressionada e empolgada. Quando sinto isso, que quero fazer parte daquilo, sinto que entendo imediatamente que personagem é aquela. Com a Stephanie li o roteiro e não entendia quem ela era. Estava assustada e disse para Jacques. Ele disse que entenderíamos o personagem juntos e acabou sendo um processo interessante. Então, para mim, existem somente diferenças técnicas que não tem relação alguma com a nacionalidade. Um filme com Michael Mann é diferente do de Jacques. O mesmo entre Mann e Christopher Nolan (A Origem). A diferença está no realizador e não o país de onde ele vem", disse Cotillard. "O mesmo foi com Matthias. Trabalhar com ele foi como trabalhar com DiCaprio (A Origem) ou Daniel Day-Lewis (Nine)", completou.

Da esquerda para a direita, Jacques Audiard, Marion Cotillard e Matthias Schoenaertes.
A repercussão do filme entre a imprensa foi positiva, especialmente para a dupla de atores. Veja abaixo o que saiu na imprensa logo após a sessão de De rouille et d'os:

"O filme se beneficia com as intensas interpretações de Marion Cotillard e Matthias Schoenaertes.", Todd McCarthy, The Hollywood Reporter.

"Jacques Audiard cria uma comovente história de amor. Merece ser premiada. Marion merece ser premiada", Peter Bradshaw, The Guardian

"Vem do coração e da alma de Audiard este lindo filme sobre como eventos traumáticos podem por vezes nos levar para o caminho certo.", Sasha Stone, Awards Daily

Assista ao trailer de De rouille et d'os:

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,268,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Cannes 2012, Dia 2
Cannes 2012, Dia 2
http://2.bp.blogspot.com/-P0NMeI_h2oM/T7bcKs6-PYI/AAAAAAAAL7o/GOgYTnx445I/s400/2341127-5382-rec.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-P0NMeI_h2oM/T7bcKs6-PYI/AAAAAAAAL7o/GOgYTnx445I/s72-c/2341127-5382-rec.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/05/cannes-2012-dia-2.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/05/cannes-2012-dia-2.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código