Cannes 2012, Dia 3


Da esquerda para a direita, o diretor Matteo Garrone com os atores Loredana Simioli e Nando Paoene.
Desde O Show de Truman os reality shows não ganharam uma abordagem mais séria e comprometida do cinema. Segundo boa parte da imprensa presente na sessão especial desta sexta-feira, 19, o italiano Reality, de Matteo Garrone, é o novo representante. Entre a crítica social, que flerta com a comédia e o drama, Reality trouxe um certo burburinho porque o seu protagonista Aniello Arena não pôde comparecer no festival por estar preso, segundo a Forbes, cumprindo pena por assassinato. Tudo ganha um envólucro ainda mais atrativo quando a interpretação de Arena é um dos pontos fortes de Reality.

Garrone retorna ao festival, onde foi muito bem recebido com o drama sobre organizações criminosas na Itália, Gomorra. Reality é uma nova perspectiva na filmografia do italiano e a despeito das ressalvas feitas ao novo longa do diretor, que também assume a função de roteirista do filme.

Matteo Garrone defende seu filme na coletiva de imprensa de Cannes.
Durante a coletiva, o diretor explicou que depois do impacto causado por Gomorra, procurou um tema igualmente impactante e surpreendente para seu próximo filme. A tentativa, obviamente, levou o realizador a frustração até que ele se deparou com o roteiro de Reality, um filme que buscava criticar a valorização de reality shows na sociedade atual e a forma com que esse fenômeno ajuda a moldar comportamentos.

O diretor queria dar ao filme o mesmo tom de um dos gêneros mais apreciados na filmografia italiana: as comédias. Mas não era somente esta a intenção por trás de Reality. "Procurávamos simplesmente contar a história destas personagens. Pode-se no entanto ver em Reality uma homenagem aos grandes cineastas italianos. Espero neste caso ter conseguido não plagiá-los e manter o meu ponto de vista. Alexandre Desplat (compositor da trilha) fez-me a observação de que se compararmos Reality aos filmes de Fellini, pensamos sobretudo nos seus primeiros longas. Penso que o único ponto comum que temos é que ele também abordava o tema da televisão.", disse Garrone.

O diretor também procurou utilizar elementos como iluminação e música para dar a Reality o tom de fábula, algo que aproximasse o espectador da realidade deslumbrada e sonhadora de seus personagens principais. "A grande aposta desse filme é encontrar a ligação entre sonho e realidade", diz o cineasta.

Sobre a ausência de seu protagonista em Cannes pelos motivos já conhecidos, Garrone preferiu não comentar os motivos que levaram Arena a ser preso anos atrás. Sabe-se que o ator de Reality cumpre uma pena há cerca de 18 anos e que 12 anos atrás começou a fazer teatro na penitenciária de Volterra, formando lá um grupo teatral do qual é diretor La Fortezza. Garrone assistiu a uma das apresentações do grupo e ficou impressionado com a performance de Arena. O diretor pretendia usar o ator em Gomorra, mas não obteve autorização judicial para liberá-lo para as filmagens. Na segunda tentativa, com Reality, o diretor conseguiu permissão do juiz, sobretudo pelas filmagens acontecerem durante o dia.

Equipe de Reality posa para foto final no festival.
Reality não chamou tanto a atenção de Cannes quanto Gomorra. A sensação ficou clara através das principais críticas que saíram sobre o filme, a maioria estabelecendo comparativos entre eles. Veja o que foi dito sobre o longa italiano na Riviera:

"Um projeto desapontador se comparado ao drama criminal Gomorra", Deborah Young, The Hollywood Reporter.

"É um filme agradável, apesar de previsível e sentimental demais.", Peter Bradshaw, The Guardian.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Cannes 2012, Dia 3
Cannes 2012, Dia 3
http://1.bp.blogspot.com/-2f88NjsykFU/T7cWtI1Sg9I/AAAAAAAAL78/JdbWcCYHOoI/s400/thumb.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-2f88NjsykFU/T7cWtI1Sg9I/AAAAAAAAL78/JdbWcCYHOoI/s72-c/thumb.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/05/cannes-2012-dia-3.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/05/cannes-2012-dia-3.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código