sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cannes 2012, Dia 9


Nicole Kidman domina as críticas de The Paperboy em Cannes.
Depois da indiferente reação a On the Road, aguardada adaptação do livro de Jack Kerouac, de Walter Salles, quinta-feira, 24, foi dia de muito, mas muito barulho com The Paperboy, longa do norte-americano Lee Daniels, que já esteve no festival com Preciosa, fora de competição, há dois anos atrás.

Com um elenco inusitado, que dificilmente se reuniria se levarmos em consideração as escolhas que fizeram em suas filmografias, Lee Daniels trouxe uma história sobre crime, racismo e... muito, mas muito sexo. The Paperboy conta a história de um homem (John Cusack) condenado à morte pelo assassinato de um xerife. Para descobrir se a acusação procede ou não, um jornalista investigativo (Matthew McConaughey) e seu irmão (Zac Efron), um entregador de jornais, vasculham os passos do indivíduo e chegam até uma mulher extremamente misteriosa que mantém contato constante com presos no corredor da morte através de cartas. Ambientado na escaldante Flórida da década de 1960, The Paperboy traz Nicole Kidman, Zac Efron, Matthew McConaughey, John Cusack e Macy Gray. 

Elenco de The Paperboy se reúne com diretor para fotos.
Lee Daniels lembrou na coletiva que The Paperboy foi um projeto engavetado por alguns anos em Hollywood e que teve os primeiros rascunhos do roteiro feitos por Pedro Almodóvar, que o tornaria seu primeiro filme falado em língua inglesa.

No entanto, Daniels deixou claro que era apenas um rascunho e que o filme exibido no festival tinha muito dele. “Para a personagem interpretada por Macy Gray (Anita), me inspirei na minha história. Membros da minha família trabalhavam como domésticas para brancos. Todas estas personagens existem na minha vida. Fiz este filme debruçando-me sobre o meu próprio passado e sobre os meus filmes anteriores.", disse Daniels.

Nicole Kidman ouve Zac Efron falar na coletiva de imprensa do filme.
O filme gerou reações hiperbólicas para o bem ou para o mal. Trash, sujo e com singelas pitadas de humor irônico, The Paperboy teve um único consenso: a interpretação da australiana Nicole Kidman. Na pele da vulgar "barbie hipererotizada", como chamou uma jornalista na coletiva de imprensa, Charlotte Bless, Kidman fez o que sabe fazer melhor no cinema, provocar frissom ao arriscar-se em papeis que tradicionalmente não iriam para ela. Em duas das cenas mais comentadas do filme, Bless diz a que veio. Na primeira, leva o personagem de John Cusack ao orgasmo sem sequer tocá-lo, somente se insinuando em pleno julgamento do acusado. Em outro momento ainda mais histérico, Charlotte tenta aliviar a dor de um Zac Efron ferido com sua própria urina. Claro, que tudo num misto de humor e tensão sexual.

Durante a coletiva, Kidman disse que parte do processo de composição da personagem foi a criação de seu próprio visual, que, no caso, ficou completamente sob a responsabilidade da atriz. "Tive que me identificar muito com a minha personagem para interpretá-la de forma tão crua. Faz parte do meu trabalho me deixar levar, não funcionar com os meus próprios sentimentos. Nenhum take era o mesmo, explorávamos várias possibilidades. Procuro os contrastes e a diversidade. Gosto de expressar a minha imaginação: foi o que me levou a ser atriz".

Seu parceiro de cena, Zac Efron, disse ter se sentido intimidado quando soube que contracenaria com a atriz. "Era apaixonado por ela desde Moulin Rouge! Foi apavorante. Adorei contracenar com Nicole Kidman.". Sobre seu personagem o ator falou "Não me senti à vontade, nem deveria. Ele está numa posição desconfortável. É jogado nesse mundo e começa a desabrochar nele.".
Ainda é cedo para dizer que Kidman é a favorita a Palma de Ouro de melhor atriz. O filme não é o tipo de trabalho que costuma ser bem recebido no festival e há outras concorrentes no páreo, como a francesa Marion Cotillard. O que se sabe é que Nicole Kidman conseguiu ser o centro das atenções nos últimos dias do festival.

Veja abaixo imagens da tradicional marcha no tapete vermelho de Cannes da equipe de The Paperboy:

Da esquerda para a direita: Matthew McConaughey, Macy Gray, John Cusack, Lee Daniels, Nicole Kidman, Zac Efron e David Oyelowo.
Elenco de The Paperboy se prepara para subir de mãos dadas as escadas em Cannes.

Toda a equipe do filme reunida para a exibição do filme no festival.
Veja o que foi dito sobre o filme no festival:

"O filme de Daniels é parte suspense criminal, parte drama interracial, parte sobre o amadurecimento de um garoto e no final das contas é um filme sem forma.", Emanuel Levy

"The Paperboy é um filme surpreendente com sólidas interpretações e uma performance inesquecível de Nicole Kidman que vai fazê-lo perguntar se é mesmo ela por debaixo daquela peruca.", Gail Tolley

"Eu sinto como se clipes de outros 20 filmes, nenhum deles bons, tivessem sido apresentados." Robbie Colin, Daily Telegraph

"A revelação de The Paperboy é a interpretação de Nicole Kidman. Renunciando a imagem de deusa que ela frequentemente assume, sua Charlotte é uma criatura voraz, testando todos os seus atributos por exercício sexual. ", Mary Corliss, Time

Nenhum comentário: