Branca de Neve e o Caçador


Kristen Stewart em uma das cenas mais icônicas do conto dos irmãos Grimm.
Branca de Neve e o Caçador é a segunda adaptação do conto de fadas dos irmãos Grimm que chega aos cinemas em 2012. A primeira foi Espelho, Espelho Meu com Julia Roberts no papel da Rainha Má e a direção do indiano Tarsem Singh, um filme completamente mal resolvido que perde-se nos excessos costumeiros de seu próprio realizador (leia o comentário sobre este filme aqui). Branca de Neve e o Caçador foge da gênese do material original, trocando o conto de fadas pela fantasia épica. O resultado é bem interessante, mas, como seu distante similar, compartilha erros e acertos no tratamento de seus personagens e acaba transformando-se em um longa mediano que, se não causa indiferença no espectador por seus tropeços, também não impressiona por seus feitos.

Rupert Sanders assume a fita, sua estreia no cinema. O diretor é beneficiado pela competente direção de arte e pelos figurinos ostentosos da veterana Colleen Atwood, fatores que conferem ao longa um visual harmonioso com a proposta mais sombria da Branca de Neve em questão. Aqui, alguns elementos são alterados. A Rainha Má é batizada de Ravenna, o Caçador rivaliza o coração da protagonista com o "príncipe" e os sete anões são oito. O filme é beneficiado por um primeiro ato eficaz, dominado por Charlize Theron, cuja Ravenna é a grande personagem de todo filme, ao menos a que é melhor desenvolvida em seus propósitos e motivações.

Charlize Theron rouba a cena como a Rainha Ravenna, grande vilã do filme.
Charlize está estonteante no filme. Inegavelmente uma das atrizes mais belas em atividade, a sul-africana traz para a grande vilã do filme traços de psicopatia assustadores. Ravenna é obcecada pela beleza e juventude, mas sua personalidade é moldada por causas bem mais profundas do que o narcisismo. A Rainha de Theron tem marcas do passado que a definem e que a tornam perigosa obstinada em seus propósitos. O passado da personagem é determinante para que ela queira tanto destruir tudo e todos que a cercam. Um dos grandes acertos do roteiro escrito a seis mãos, entre elas as de Hossein Amini, de Drive, é sua vilã. Charlize Theron simplesmente suga todos os demais personagens que transitam pela trama, quando a atriz não está em cena o filme perde em ritmo.

Um dos grandes problemas de Branca de Neve e o Caçador é que o longa não desenvolve bem os demais personagens e tanta subversão em cima da história original ganha pouco sentido quando, por exemplo, o teor do relacionamento entre Branca de Neve e o Caçador não é bem amarrado e não há motivo aparente para uma aproximação amorosa entre aqueles personagens, tornando com que as mudanças no material original não tenham muita razão de ser. Além disso determinadas passagens icônicas da história original são inseridas aqui aleatoriamente, como se os roteiristas acreditassem que sem a cena do envenenamento pela maçã ou o despertar de Branca de Neve com um beijo apaixonado o filme se desnaturaria. Oras, a ideia não é compor uma nova história? Para que apegar-se a resquícios da trama originais se eles não estão à serviço do bom andamento da trama?
Chris Hemsworth vive o Caçador, que acaba se tornando o interesse amoroso da protagonista.
Branca de Neve e o Caçador tem seus problemas com ritmo. No entanto, o filme tem uma vilã assustadora, interpretada com firmeza por Charlize Theron. Kristen Stewart não compromete como a heroína e Chris Hemsworth funciona como herói épico. Branca de Neve e o Caçador só não é melhor que que é por equívocos na estrutura narrativa e por não conseguir trazer traços tão interessantes quanto os conferidos a Rainha Ravenna aos demais personagens. Ao menos o filme é bem melhor resolvido que boa parte das adaptações de contos de fadas que vimos nos últimos anos. Ainda assim, os clássicos infantis ainda não encontraram um correspondente em live action nas telonas que justifique tamanho interesse de Hollywood por este tipo de material.


Snow White and the Huntsman, 2012. Dir.: Rupert Sanders. Roteiro: Hossein Amini, Evan Daugherty e John Lee Hancock. Elenco: Kristen Stewart, Charlize Theron, Chris Hemsworth, Sam Claflin, Ian McShane, Toby Jones, Bob Hoskins, Ray Winstone, Eddie Marsan, Nick Frost, Johnny Harris, Brian Gleeson, Noah Huntley. 127 min. Universal.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,268,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Branca de Neve e o Caçador
Branca de Neve e o Caçador
http://3.bp.blogspot.com/-Mrnhg-lOz70/T8qAr3gA3II/AAAAAAAAMD4/riiXx-wTIDY/s400/snow_white_main.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-Mrnhg-lOz70/T8qAr3gA3II/AAAAAAAAMD4/riiXx-wTIDY/s72-c/snow_white_main.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/06/branca-de-neve-e-o-cacador.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/06/branca-de-neve-e-o-cacador.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código