Drops: À Beira do Caminho e O que esperar quando você está esperando


À Beira do Caminho

Quando 2 Filhos de Francisco foi lançado em 2005, o nome de Brenno Silveira logo despontou como uma das grandes promessas do novo cinema nacional. Um nome que poderia rivalizar com Fernando Meirelles e Walter Salles internacionalmente, já que a cinebiografia da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano bateu recordes de bilheteria no Brasil, uma marca impressionante na cinematografia nacional até hoje, e quebrou as expectativas negativas da crítica. No entanto, a promessa ficou em 2005. Em seu filme seguinte, Era uma vez, Silveira errou feio e o que parecia ser uma qualidade do cineasta, revelou-se como seu "calcanhar de Aquiles". A simplicidade narrativa e a emoção espontânea de 2 Filhos de Francisco cedeu espaço para banalidade e o recorte de inúmeros clichês televisivos em Era uma vez. A emoção espontânea foi substituída por situações e construções que surgiam como intrusas na fruição do filme. O mesmo acontece em À Beira do Caminho, que suplica escancaradamente por uma lágrima do espectador sem conseguir arrancar uma gota sequer dos seus olhos. Assim como Era uma vez não saia do lugar comum ao adaptar uma obra de Shakespeare (Romeu e Julieta) para a realidade dos morros cariocas, À Beira do Caminho quer parecer original ao contar, através do repertório de Roberto Carlos, a história de um caminhoneiro que encontra um órfão na boleia do seu caminhão e segue viagem com ele pelo país em busca do pai do garoto. Mas alguém consegue assistir a essa história sem esquecer que em 1999, com uma estrutura praticamente idêntica - e muito mais eficiente na conexão emocional com seu público -, Walter Salles nos apresentou a Central do Brasil?


À Beira do Caminho, 2012. Dir.: Brenno Silveira. Roteiro: Patrícia Andrade. Elenco: João Miguel, Vinícius Nascimento, Dira Paes, Ludmila Rosa, Denise Weinberg, Ângelo Antonio. Fox.


O que esperar quando você está esperando

Minhas reservas quanto a este tipo de produção será recorrente no blog enquanto elas continuarem sendo produzidas pelos estúdios. Não acho que seja exigência demais pedir um melhor tratamento no roteiro de um filme como O que esperar quando você está esperando. Aliás, não acredito que seja uma exigência estapafúrdia, como espectador, pedir um roteiro decente a qualquer filme. E repito a mesma pergunta e comparação que fiz na época de lançamento de Idas e Vindas do Amor e Noite de Ano Novo, que são tão ruins quanto esse: se Simplesmente Amor conseguiu ser o filme que é, com os mesmos propósitos - reunir o máximo de figuras conhecidas em prol de uma história romântica - porque os realizadores deste aqui não podem se esforçar, nem que seja um pouquinho? Fica difícil comprar um filme que traz personagens cujos principais conflitos dizem respeito a circuncisão de uma criança ou os desencontros de um jovem casal que não tinha motivo aparente para romper o relacionamento. Nesse mosaico composto por personagens primários em situações estereotipadas, Elizabeth Banks é a única razão para esse filme merecer o mínimo de atenção. A atriz está ótima como uma conselheira para mães que passa a viver na pele as agruras da gravidez.


What to expect when you're expecting, 2012. Dir.: Kirk Jones. Roteiro: Shauna Cross e Heather Hach. Elenco: Jennifer Lopez, Cameron Diaz, Elizabeth Banks, Anna Kendrick, Rodrigo Santoro, Chace Crawford, Dennis Quaid, Brooklyn Decker, Ben Falcone, Matthew Morrison, Chris Rock, Joe Manganiello. 110 min. Paris Filmes. 

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 2
Loading...
Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Drops: À Beira do Caminho e O que esperar quando você está esperando
Drops: À Beira do Caminho e O que esperar quando você está esperando
http://2.bp.blogspot.com/-euJp6MvKs0Q/UCbXUKYQ9nI/AAAAAAAAMh8/w6WcHEn2fPA/s400/beira.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-euJp6MvKs0Q/UCbXUKYQ9nI/AAAAAAAAMh8/w6WcHEn2fPA/s72-c/beira.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/08/drops-beira-do-caminho-e-o-que-esperar.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/08/drops-beira-do-caminho-e-o-que-esperar.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código