(Especial) Trilogia Bourne


A Identidade (2002)

Quando a Universal deu sinal verde para Doug Liman começar os trabalhos em A Identidade Bourne, existiam duas claras missões em mente para a franquia de ação. A primeira era trazer um veículo destinado a colocar Matt Damon no panteão hollywoodiano. Já a segunda era realizar um filme de ação que fugisse da crescente tendência por lutas coreografadas iniciada com Matrix, em 1999, e que resgatasse as tramas policiais conspiratórias. Flertando com Operação França, de William Friedklin, e a franquia 007, A Identidade Bourne é lançado em 2002 com estrondoso sucesso e  o filme faz por merecer. O longa traz Damon na pele de Jason Bourne, um homem resgatado no meio do oceano. Desmemoriado, Bourne é descoberto por um departamento secreto do governo norte-americano e passa a ser perseguido pelo mesmo. O filme é fluido e restringindo seus esforços na ação e no desenvolvimento dos personagens é um exercício interessante dentro de seu próprio gênero. Chris Cooper está afiado na pele de um dúbio agente que persegue Bourne e Franka Potente está correta como a parceira do protagonista. Agora, claro que o destaque mesmo é Matt Damon, que reposiciona a figura emblemática do agente secreto na pele de um homem em crise de consciência e disposto a redimir seu passado condenável.


The Bourne Identity, 2002. Dir.: Doug Liman. Roteiro: Tony Gilroy. Elenco: Matt Damon, Franka Potente, Chris Cooper, Clive Owen, Brian Cox, Julia Stiles, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Gabriel Mann, Walton Goggins, Josh Hamilton. 119 min. Universal.


A Supremacia (2004)

A Supremacia Bourne viria um ano depois, em 2004. Desta vez, Doug Liman passa a batuta da franquia para Paul Greengrass, inglês que dirigiu Domingo Sangrento, em 2002, e  que conduziria o excepcional Voo United 93, de 2006. O roteiro continuaria a cargo de Tony Gilroy, que em 2007 faria sua estreia atrás das câmeras em Conduta de Risco, longa indicado a 7 Oscars em 2007. A trama de Supremacia se passa dois anos depois dos eventos de Identidade, quando Jason Bourne tem sua vida pacata ao lado de Marie (Franka Potente) bagunçada novamente por acusações de assassinato. O segundo capítulo é ainda mais dinâmico que o primeiro, especialmente pela montagem de Richard Pearson e Christopher Rouse, este último se tornaria parceiro habitual de Greengrass. A franquia passa a adotar a famosa câmera frenética do diretor, evitando quadros milimetricamente calculados, algo na zona do "improviso". O aspecto mais interessante aqui é a gradual transformação de Bourne em um homem conformado com o seu passado e usando-o para escrever sua própria história dali em diante. Uma marca da série que se faz valer nesse segundo filme é  o impecável elenco coadjuvante. Desta vez, a franquia Bourne ganha muito com a presença e interpretação de Joan Allen, dando vida a fria e racional Pamela Landy.


The Bourne Supremacy, 2004. Dir.: Paul Greengrass. Roteiro: Tony Gilroy. Elenco: Matt Damon, Joan Allen, Franka Potente, Brian Cox, Julia Stiles, Karl Urban, Gabriel Mann, Marton Csokas, Tom Gallop, Ethan Sandler. 108 min. Universal.


O Ultimato (2007)

Até o momento, o ciclo de Matt Damon na franquia se fecha com O Ultimato Bourne. Paul Greengrass retorna à batuta, já Tony Gilroy conta com a ajuda de dois outros roteiristas, Scott Z. Burns, de Contato, e George Nolfi, que em 2011 escreveria e dirigiria o subestimado e pouco visto Os Agentes do Destino, protagonizado pelo próprio Damon e por Emily Blunt. O Ultimato não chega a ser o melhor da franquia, mas amarra bem o destino do personagem de Damon. Não acho que acrescente algo a sua trajetória- bem, talvez as mudanças em seu dinâmica com Pamela Landy -, serve apenas para colocar um ponto final na trajetória do personagem. O longa possui características que dominaram todos os exemplares da franquia e a montagem ganha importância na medida em que confere ainda mais ritmo ao filme, optando por cortes em ações simultâneas ou pela perspectiva de mais de um personagem para um mesmo acontecimento. Se não é o mais interessante dos três, pelo menos mantém qualidades que foram marcantes em Identidade e Supremacia.


The Bourne Ultimatum, 2007. Dir.: Paul Greengrass. Roteiro: Tony Gilroy, Scott Z.Burns e George Nolfi. Elenco: Matt Damon, Julia Stiles, David Strathairn, Joan Allen, Édgar Ramírez, Paddy Considine, Albert Finney, Scott Glenn, Daniel Bruhl, Tom Gallop, Corey Johnson, Joey Ansah. 115 min. Universal.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 2
Loading...
Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: (Especial) Trilogia Bourne
(Especial) Trilogia Bourne
https://1.bp.blogspot.com/-PKmLohpSeLE/UEAFvgdxL1I/AAAAAAAAM0A/G2iyCIHaafw/s400/bourne-identity_2.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-PKmLohpSeLE/UEAFvgdxL1I/AAAAAAAAM0A/G2iyCIHaafw/s72-c/bourne-identity_2.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/09/raio-x-trilogia-bourne.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/09/raio-x-trilogia-bourne.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código