quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Lincoln e O Lado bom da Vida lideram as indicações do SAG Awards em 4 categorias

Os Miseráveis vem em seguida com três indicações. Javier Bardem e Nicole Kidman surpreendem em ator e atriz coadjuvantes.


A temporada de prêmios parece estar bem mais suscetível a surpresas do que podíamos imaginar. O anúncio dos indicados ao SAG Awards, prêmio do sindicato dos atores, trouxe os concorrentes previsíveis -  como O Lado Bom da Vida (4 indicações), Lincoln (4 indicações) e Os Miseráveis (3 indicações) -  encabeçando a lista. Mas quem poderia imaginar que Nicole Kidman conseguisse ser indicada como melhor atriz coadjuvante por The Paperboy, um filme que não foi bem quisto em Cannes e praticamente passou despercebido quando estreou nos cinemas norte-americanos? Ou que Javier Bardem estivesse entre os indicados a melhor ator coadjuvante por 007 - Operação Skyfall, um feito inédito para a franquia? 
No caso de Kidman, a atriz dedicou os últimos dois meses para fazer uma campanha para que as pessoas assistissem The Paperboy, concedendo entrevistas a sites, blogs e aparecendo em coletivas em Los Angeles. Um trabalho que nem a distribuidora  do longa foi digna o suficiente para fazer. Uma verdadeira peregrinação para que todos repensassem um pouco o juízo de valor precoce que fizeram sobre The Paperboy. O resultado está ai! Já o caso de Bardem é mais atípico. Skyfall não é o tipo de filme que o sindicato dos atores costuma apreciar. O que nos leva a esperança de que Bond possa enfim chegar ao Oscar.
No entanto, a ausência de indicações para O Mestre, novo filme de Paul Thomas Anderson (Sangue Negro), e em categorias que pareciam sólidas para o filme, como ator (Joaquin Phoenix) e atriz coadjuvante (Amy Adams), é algo que merece um alerta. Será que o filme também será esnobado nessas categorias no anúncio dos indicados ao Oscar em janeiro?
Para quem não é familiarizado com o prêmio, o SAG Awards não tem a categoria "melhor filme". Os membros do sindicato escolhem no lugar o melhor elenco do ano. Lincoln, O Lado bom da Vida e Os Miseráveis e Argo estão lá. A ausência de A Hora mais Escura, de Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror) na categoria não é preocupante, já que o filme não é um grande chamariz pelos atores, com exceção de Jessica Chastain. A surpresa fica por conta da presença de O Exótico Hotel Marigold.
Entre as atrizes, Naomi Watts, de O Impossível, e Helen Mirren, de Hitchcock, estragaram a festa de Quvenzhané Wallis, de Beasts of the Southern Wild, e principalmente Emmanuelle Riva, de Amour. Mas nada que o Oscar, ou quem sabe o Globo de Ouro, possa reparar.
O SAG Awards é um dos mais importantes termômetros para o Oscar nas categorias de interpretação. A premiação acontecerá no dia 27 de janeiro.

Confira a lista completa de indicados ao 19º SAG Awards abaixo:

Melhor Elenco
Argo
O Lado bom da Vida
Lincoln
Os Miseráveis
O Exótico Hotel Marigold

Melhor Atriz
Jessica Chastain - A Hora mais Escura
Jennifer Lawrence - O Lado bom da Vida
Marion Cotillard - Ferrugem e Osso
Naomi Watts - O Impossível
Helen Mirren - Hitchcock

Melhor Ator
Bradley Cooper - O Lado bom da Vida
Daniel Day-Lewis - Lincoln
John Hawkes - As Sessões
Hugh Jackman - Os Miseráveis
Denzel Washington - O Voo

Melhor Atriz Coadjuvante
Sally Field - Lincoln
Anne Hathaway - Os Miseráveis
Helen Hunt - As Sessões
Nicole Kidman - The Paperboy
Maggie Smith - O Exótico Hotel Marigold

Melhor Ator Coadjuvante
Alan Arkin - Argo
Javier Bardem - 007: Operação Skyfall
Robert DeNiro - O Lado bom da Vida
Philip Seymour Hoffman - O Mestre
Tommy Lee Jones - Lincoln

Nenhum comentário: