Listão 2012 - Atrizes


Melhor Atriz
Charlize Theron
Jovens Adultos

Como resistir a uma boa bitch? Em 2012, Charlize Theron carregou o título com três personagens do gênero, mas entre a cruel Rainha Ravenna, de Branca de Neve e o Caçador, e a fria Meredith Vickers, de Prometheus, está o pouco visto e delicioso desempenho da atriz como Mavis Gary, a frustrada e recalcada escritora de livros juvenis de Jovens Adultos, recente parceria do diretor Jason Reitman e da roteirista Diablo Cody. Theron dá vida à odiosa personagem presa a sua imagem de líder de torcida popular no passado e que retorna para a sua cidade natal obstinada a destruir o casamento feliz de um antigo amor. A atriz, que já mostrou serviço escondendo sua beleza na interpretação que lhe rendeu um Oscar, Monster - Desejo Assassino, retorna mais monstruosa possível e irresistivelmente linda. Charlize entendeu profundamente a natureza dessa vilã não convencional que, de certa forma, reflete um pouco cada um de nós. As frustrações por não ter se tornado a pessoa que realmente acreditava ter potencial para ser na adolescência, transformou Mavis Gary nesse ser humano absolutamente repulsivo que devemos evitar ser, mas com o qual inevitavelmente em algum momento de nossas vidas acabamos sendo. Abaixo, a personagem na óptica de sua própria intérprete:



Outros nomes considerados: 

Viola Davis em Histórias Cruzadas -> O filme não resistirá ao tempo, sua protagonista sim. Histórias Cruzadas é maniqueísta com certos personagens e honesto com outros. Um desses retratos honestos e sensíveis é o de Aibileen Clark, personagem defendida com sensibilidade e dignidade ímpar por Viola Davis. Nada me tira da cabeça que o Oscar de melhor atriz desse ano deveria ter sido dela.


Meryl Streep em A Dama de Ferro -> Você sabe quando uma atriz é soberba quando ela consegue contornar a superficialidade do roteiro e direção e entregar uma interpretação complexa e multifacetada. Esse é o caso de Meryl Streep nessa biografia frouxa da ex-primeira ministra na Inglaterra, Margaret Tatcher.

Meryl Streep em Um Divã para Dois -> Depois de vencer um terceiro Oscar com A Dama de Ferro, Streep nos presenteou com essa deliciosa e sensível comédia sobre a sexualidade na terceira idade. Em outro esforço dedicado da atriz, ela interpreta uma submissa mãe de família que leva o rabugento e resistente marido para uma terapia de casal.


Tilda Swinton em Precisamos Falar sobre o Kevin -> É impressionante a quantidade de camadas que Tilda Swinton é capaz de oferecer em seu desempenho neste drama. Até quando está apática em cena, a inglesa está brilhante no longa, carregando a culpa por não conseguir estabelecer vínculos mais afetuosos com seu filho e por se responsabilizar pela criação de um verdadeiro monstro.

Naomi Watts em O Impossível -> Há quem diga que a interpretação da atriz no filme se resume a reações ao terror vivido no desastre natural. Grande equívoco, o desempenho de Watts é físico e emocionalmente visceral como uma mãe que tenta sobreviver, salvar seu filho e reencontrar a família durante o tsunami  de 2004. Watts é uma das responsáveis pela conexão emocional entre os personagens e o espectador.

Melhor Atriz Coadjuvante
Carey Mulligan
Shame


Conhecida até então por dar vida a jovens e recatadas heroínas românticas (Educação, Não me Abandone Jamais e Drive), Carey Mulligan mostrou serviço mesmo em Shame, na pele de Sissy, irmã despojada e afetuosa do problemático Brandon, personagem de Michael Fassbender. A personagem é uma espécie de pedra no sapato de um protagonista que tem dificuldades para estabelecer vínculos afetivos. Ainda que emocionalmente tão frágil quanto Brandon, Sissy é o extremo oposto do irmão e isso o incomoda. Uma das cenas antológicas do filme é protagonizada pela atriz, que interpreta a canção "New York, New York", de Frank Sinatra, e dá um novo significado para ela, um significado que tem a ver com o passado dos irmãos.  Carey está incrível nesse longa e dá os primeiros sinais de uma carreira interessante para a atriz nas telonas. Abaixo, a tão comentada cena dela em Shame e uma entrevista da atriz sobre a personagem:






Outros nomes considerados:

Sareh Bayat em A Separação -> Contraponto para a moderna família protagonista, Sareh Bayat interpreta a cuidadora Razieh em A Separação. Bayat dá substância às convicções religiosas de Razieh sem transformá-la em uma extremista religiosa, uma compreensão humana para uma personagem que poderia cair na caricatura.

Emily Blunt em Looper - Assassinos do Futuro -> A relação entre Sara e o pequeno Cid é um dos pontos nevrálgicos de Looper. Blunt interpreta uma mulher que tenta se reconciliar com o passado, protegendo com unhas e dentes seu filho que manifesta um poder destrutivo quando irritado. Por um desempenho sensível e feroz, Blunt merece estar em qualquer lista por esse papel.

Anne Hathaway em Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge -> Não dá para esquecer Michelle Pfeiffer como a Mulher-Gato, mas dá para aceitar que Hathaway fez um trabalho irretocável como a sinuosa e icônica personagem no novo longa do Batman. Ainda que não use o codinome, sua  Selina Kyle é tudo o que se esperava e mais um pouco.

Maggie Smith em O Exótico Hotel Marigold -> A rabugenta e preconceituosa Muriel Donnelly é uma das melhores coisas de O Exótico Hotel Marigold. Smith trabalha como ninguém as nuances e as mudanças de ponto de vista da personagem durante sua estadia na Índia. Aos 78 anos de vida, a veterana inglesa também vive uma das melhores fases de sua carreira com a série Downton Abbey.

Shailene Woodley em Os Descendentes -> A jovem tem a melhor cena de todo o filme, colocando George Clooney no chinelo quando revela ao personagem do ator que sua esposa o traia. A intérprete da filha mais velha do protagonista domina toda a cena, o que nos faz esperar ansiosos pelos seus próximos passos.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
Loading...
Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,267,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Listão 2012 - Atrizes
Listão 2012 - Atrizes
https://3.bp.blogspot.com/-Ek1HYq6gs1I/UNpdRWMMutI/AAAAAAAAPZM/lExwvvJcgEE/s640/young-adult-590x324.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-Ek1HYq6gs1I/UNpdRWMMutI/AAAAAAAAPZM/lExwvvJcgEE/s72-c/young-adult-590x324.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/12/listao-2012-atrizes_27.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/12/listao-2012-atrizes_27.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código