quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Reminiscências do ano que passou



A Negociação

Certos fenômenos da crítica são difíceis de entender. O que A Negociação traz de tão extraordinário assim a ponto de todos esquecerem que Oliver Stone tratou com muito mais veemência todos os temas abordados aqui em Wall Street? Richard Gere está muito bem, mas nada que o tire da zona de conforto, na qual manteve-se durante anos em Hollywood (sua interpretação mais desafiadora talvez tenha sido em Chicago, musical vencedor do Oscar em 2003, e é muito provável que a esnobada da Academia naquele ano tenha lhe proporcionado campanhas por seu desempenho em A Negociação). O poder corrompe, a lógica moral e ética dos engravatados de Wall Street pode ser outra e o capitalismo dá sinais de desgaste... Até a presença subaproveitada da grande Susan Sarandon não é uma grande surpresa nesse drama com pitadas de thriller.


Arbitrage, 2012. Dir.: Nicholas Jarecki. Roteiro: Nicholas Jarecki. Elenco: Richard Gere, Susan Sarandon, Tim Roth, Brit Marling, Laetitia Casta, Nate Parker, Stuart Margolin, Chris Eigeman, Graydon Carter, Bruce Altman, Larry Pine. 107 min. Imagem Filmes.


De Pernas pro Ar 2

Não sei se tenho ficado mais tolerante com esse tipo de produção ou se realmente essa comédia da Globo Filmes tem suas qualidades, mas De Pernas pro Ar 2 me agradou mais que o antecessor. Uma coisa é certa, todas as fórmulas mal engendradas do primeiro continuam ali, mas tem como resistir a Ingrid Guimarães, nossa Carrie Bradshaw com bem menos arrojo e feminismo?  A atriz é a grande razão de se assistir a essa produção brasileira que, sim é mais um produto formulaico e mofado da Globo Filmes e que flerta muito mais com a estética televisiva que cinematográfica, ainda que de forma mais branda que o primeiro, mas que no final se torna um prazer culposo que ninguém assume. Cafona, canastrão, ultrapassado,  óbvio, como o primeiro, mas algumas horas com Ingrid valem o ingresso. Pronto, falei!



De Pernas pro Ar 2, 2012. Dir.: Roberto Santucci. Roteiro: Marcelo Saback e Paulo Cursino. Elenco: Ingrid Guimarães, Maria Paula, Bruno Garcia, Eriberto Leão, Denise Weinberg, Cristina Pereira, Christine Fernandes, Luís Miranda, Tatá Werneck. 107 min. Paris Filmes.

Nenhum comentário: