quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SAG Awards 2013


Sei que pode soar repetitivo, mas não custa enfatizar, já que boa parte das pessoas não conhecem o SAG Awards. Trata-se da premiação do sindicato dos atores que costuma ser um forte balizador para o Oscar nas categorias de interpretação, e até na de melhor filme, apesar da categoria principal aqui ser melhor elenco (explica-se pela maioria dos membros da Academia serem atores).
Mas tudo pode acontecer e os resultados do SAG podem ir em uma direção contrária daquela escolhida pela Academia, ainda mais se levarmos em consideração que em 2012-2013 os calendários de votação não coincidiram e o anúncio dos indicados ao Globo de Ouro, SAG e demais sindicatos tiveram pouca influência nas escolhas dos finalistas do Oscar. 

Veja lista de indicados ao SAG Awards 2013 aqui. 

Vamos às apostas:

Melhor Elenco
O Lado Bom da Vida

É um dos queridinhos da temporada entre os atores e suas quatro indicações em todas as categorias de interpretação do Oscar são um indicativo, especialmente se levarmos em consideração que o nome de Jacki Weaver foi poucas vezes citado na temporada e acabou abocanhando uma menção que poderia ter sido das indicadas ao SAG, Nicole Kidman (The Paperboy) e Maggie Smith (O Exótico Hotel Marigold). Se perder será para Lincoln ou para a zebra Os Miseráveis, que apesar de dividir opiniões é muito querido entre os atores votantes.

Melhor Atriz
Jennifer Lawrence - O Lado Bom da Vida

A ausência de indicações para A Hora mais Escura pode enfraquecer uma possibilidade de vitória para Jessica Chastain (só ela foi indicada pelo filme, que nem recebeu menção em melhor elenco). Das indicadas a que tem maiores possibilidades de vitória é Lawrence.

Melhor Ator
Daniel Day-Lewis - Lincoln

Barbada do ano. Hugh Jackman não promete nem fazer cócegas, a não ser que Os Miseráveis seja mais aceito entre os atores do que poderíamos supor.

Melhor Atriz Coadjuvante
Anne Hathaway - Os Miseráveis

A aposta mais segura de Os Miseráveis na temporada, incluindo o Oscar, é Anne Hathaway. Sua principal rival é Sally Field, que pode ser considerada se Lincoln for escolhido como melhor elenco.

Melhor Ator Coadjuvante
Tommy Lee Jones - Lincoln

Com a ausência de Christoph Waltz (Django Livre, que também não foi indicado em nenhuma categoria do SAG) e a pouca expressão de O Mestre aqui (Philip Seymour Hoffman foi indicado nessa categoria, mas não há menção aos já finalistas do Oscar Joaquin Phoenix e Amy Adams), Tommy Lee Jones é o nome mais forte da lista. Mas podem contar também com possíveis vitórias de Javier Bardem (007 - Operação Skyfall) ou Alan Arkin (Argo).

A cerimônia de entrega dos prêmios do SAG será transmitida no Brasil pela TNT, no dia 27 de janeiro.

Atualização
Vencedores
Melhor Elenco: Argo
Melhor Atriz: Jennifer Lawrence de O Lado Bom da Vida
Melhor Ator: Daniel Day-Lewis de Lincoln
Melhor Atriz Coadjuvante: Anne Hathaway de Os Miseráveis
Melhor Ator Coadjuvante: Tommy Lee Jones de Lincoln

2 comentários:

4primos disse...

Eu amo o Sag. Assisto desde 2002. Acho fantástico e inusitado.

Concordo com suas previsões. Não deve figir disso nao. A Jessica C. só leva atriz se considerarem o fato de ela ser mais velha (eu acho) q a Jennifer L.

E sobre a TV? Nenhum palpite?

Lettícia disse...

Tbm concordo com as previsões!
Torcendo pela Jen Lawrence, ela é incrível!