sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Tudo leva ao sexo

As interpretações dedicadas de John Hawkes e Helen Hunt tornam As Sessões um filme maior que suas modestas aspirações



Apesar de ser mais bem resolvido em sua direção que Os Miseráveis, por exemplo, As Sessões, guardadas as suas devidas ambições, é mais um filme da temporada que se sobressai graças a um talentoso e inspirado elenco. Narrando os últimos anos de vida do jornalista Mark O'Brien, cujo corpo foi completamente paralisado após ter polio durante a infância, As Sessões traz interpretações intuitivas, sem grandes marcações ou ambições, o que garante a qualidade do trabalho final de Ben Lewin, diretor e roteirista do longa.

No momento em que conhecemos Mark, ele deseja realizar-se em um aspecto de sua vida ainda mal resolvido, o sexo. Para isso, ele contrata uma terapeuta sexual que estabelece  a meta de seis sessões para conseguir vencer os traumas e as barreiras impostas pelo próprio Mark nesse departamento.

As Sessões é um filme pequeno, que no decorrer do ano ganhou o "boca a boca" e conseguiu render uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante para Helen Hunt, interessantíssima no papel da orientadora sexual que consegue tratar o sexo e o seu ofício com muita racionalidade - um ofício que, como ela mesma faz questão de salientar, nada tem a ver com prostituição. Poderia ter se saído melhor na premiação da Academia já que existe outro desempenho marcante no longa, o de John Hawkes, que se dedica na composição de um protagonista que só tem como "arma" de expressão o rosto. Há ainda uma participação muito espirituosa de William H.Macy como um padre que ouve os relatos sexuais do protagonista.

No mais, As Sessões é um filme bem resolvido que aborda o sexo de maneira franca. Talvez poucas vezes esse aspecto de nossas vidas foi vista de forma tão crua e afetuosa no cinema. A sexualidade como uma necessidade humana, mas não como a razão de sua existência no mundo.



The Sessions, 2012. Dir.: Ben Lewin. Roteiro: Ben Lewin. Elenco: John Hawkes, Helen Hunt, William H.Macy, Moon Bloodgood, Annika Marks, Adam Arkin, Rhea Perlman, W. Earl Brown, Robin Weigert, Blake Lindsley, Ming Lo. 95 min. Fox.

Nenhum comentário: