Fast Movie

Apesar da Marvel apostar em fórmulas para tornar Homem de Ferro 3 um sucesso, no final das contas, Robert Downey Jr. é quem faz toda a diferença no produto final



Em meados do século passado, Hollywood ganhou corpo como indústria, um processo balizado pelos grandes estúdios em ascensão. As produções que chegavam ao cinema eram pensadas pelos seus produtores e executivos, o diretor era um mero executor de orientações que visavam enquadrar o filme no gosto médio das grandes audiências. Quando o cinema norte-americano foi angariando seus primeiros autores cinematográficos, os filmes a "toque de caixa" dividiram espaço com trabalhos assinados por Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick e Martin Scorsese. Estúdios como a Universal e a Paramount tiveram que engolir a seco a opinião de profissionais que antes eram pouco ouvidos e que, agora, eram responsáveis diretos pelas "marcas" dos trabalhos que dirigiam. 

Toda essa "historinha" é pertinente para traçarmos um paralelo com o que anda se consolidando após a instituição da Marvel como um estúdio cinematográfico. De uns anos para cá, sinceramente, não consigo estabelecer distinções entre franquias como Homem de Ferro e Thor. A Marvel entrou em um processo de homogeneização de sua produção que tem seus pontos positivos e negativos. Se por um lado essa padronização é fruto de um controle de qualidade que visa evitar desnivelamentos entre os "produtos" que estão sob sua total concepção (e não me refiro ao caso dos X-Men, Homem-Aranha e todos os outros que ainda estão sob a responsabilidade de outras companhias, estou falando apenas dos longas vinculados a Os Vingadores, estes sim sob inteira responsabilidade da Marvel), por outro, como já mencionei, inibe a força criativa de seus realizadores e permite pouquíssima ousadia narrativa e visual em seu legado. 

Dito isto, Homem de Ferro 3 segue padrões. Se passa após os eventos de Os Vingadores, surge uma nova ameaça personificada na figura de um terrorista chamado Mandarim e Tony Stark tem que evitar que esse lunático destrua a humanidade com seus planos mirabolantes. Existe um ou outro complicador no meio dessa trama que é minimamente desdobrado, mas que não entrarei em detalhes aqui para não estragar surpresas. 

O fato é que, apesar de não ter um décimo da ousadia e da autonomia que o cineasta Christopher Nolan tinha na franquia rival O Cavaleiro das Trevas, o novato Shane Blake tem êxito em Homem de Ferro 3 por seguir a fórmula de sucesso involuntária (sim, porque por essa lógica o que menos importa aqui são aspectos artísticos) e talvez o único elemento original de toda a série cinematográfica: Robert Downey Jr., que já incluiu Tony Stark na galeria de personagens icônicos do cinema. Sem o ator, certamente Homem de Ferro 3 seria o amontoado de efeitos especiais e tramas tolas que não foram suficientes para transformar Thor em um grande filme, por exemplo. Aliás, seria injusto dar créditos somente a Downey Jr., é preciso dizer que Gwyneth Paltrow também é responsável pelo êxito dele, apagando boa parte da resistência que o público tinha por ela desde Shakespeare Apaixonado. O timing cômico de Downey Jr. não teria o mesmo efeito  na plateia se não contasse com o suporte que a atriz deu a ele durante toda a série, funcionando muito mais do que um interesse amoroso para o protagonista.

No mais, Homem de Ferro 3 não percorre caminhos mais ousados, muito pelo contrário. Quando pensamos que seus realizadores promoveriam uma grande virada na vida de Tony Stark, eles voltam atrás para não desagradar o público mais conservador. Não há danos psicológicos ou ações que reflitam de fato em novos horizontes para o personagem, ainda que não exista um quarto filme. 

Homem de Ferro 3 é mais do mesmo sim, tanto que a troca de diretores nem será sentida pelo público. Com exceção de Capitão América - O Primeiro Vingador, e por motivos bem específicos, todos os filmes da Marvel no projeto Os Vingadores seguem uma fôrma e Homem de Ferro 3 não é diferente. O que o torna especial e entrega um certo sentido a sua existência é o trabalho de um grande ator que consegue se sobressair em meio a toda essa pasmaceira. Robert Downey Jr. transformou o personagem Tony Stark em mito, apesar da Marvel não conseguir trazer o mínimo de originalidade para o filme em si. Mas para quem está pouco se importando com isso e vibra com os produtos Marvel no cinema (uma pena), provavelmente Homem de Ferro 3 é satisfação garantida.




Iron Man 3, 2013. Dir.: Shane Black. Roteiro: Shane Black e Drew Pearce. Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Guy Pearce, Ben Kingsley, Rebecca Hall, Don Cheadle, Jon Favreau, Ty Simpkins, James Badge Dale, William Sadler. 130 min. UIP.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Fast Movie
Fast Movie
http://3.bp.blogspot.com/-Fc8sru85f3A/UXia8Sjx-SI/AAAAAAAAReU/PUsVivrDdso/s640/Iron-man-3-pepper-iron-mask.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-Fc8sru85f3A/UXia8Sjx-SI/AAAAAAAAReU/PUsVivrDdso/s72-c/Iron-man-3-pepper-iron-mask.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2013/04/fast-movie.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2013/04/fast-movie.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código