quarta-feira, 24 de abril de 2013

Júri do Festival de Cannes 2013 é anunciado


A comissão organizadora da 66ª edição do Festival de Cannes acaba de divulgar, em comunicado oficial, a lista dos componentes do júri que irá julgar e votar nos filmes selecionados para a competição de 2013 do evento.

Presidido pelo diretor e produtor Steven Spielberg (Lincoln), a lista traz atores, diretores e produtores das mais diversas nacionalidades. Índia, Taiwan, Austrália, Áustria, França, Romênia, Japão e Reino Unido foram os contemplados da vez.

Da esquerda para a direita (foto): Christoph Waltz, ator austríaco vencedor da Palma de Ouro em Cannes de melhor ator em 2009 (Bastardos Inglórios) e de dois Oscars de melhor ator coadjuvante (Bastardos Inglórios e Django Livre); Nicole Kidman, australiana vencedora do Urso de Prata de melhor atriz de 2003 em Berlim (As Horas) e do Oscar de melhor atriz (As Horas); Ang Lee, diretor e produtor taiwanês vencedor duas vezes do Leão de Ouro no Festival de Veneza (O Segredo de Brokeback Mountain e Desejo e Perigo) e de dois Oscars de melhor diretor (O Segredo de Brokeback Mountain e As Aventuras de Pi); Lynne Ramsay, inglesa vencedora do BAFTA de melhor curta metragem (Swimmer) e diretora do longa Precisamos falar sobre o Kevin, selecionado em 2011 pelo Festival de Cannes; Christian Mungiu, diretor e roteirista romêno que ganhou a Palma de Ouro de melhor filme (4 meses, 3 semanas e 2 dias) e de melhor roteiro (Além das Montanhas); Vidya Balan, atriz indiana conhecida por filmes como Parineeta e Kahaani; Naomi Kawase, diretora japonesa que ganhou o prêmio especial Golden Camera em Cannes (Moe no suzaku) e  o Grand Prize (Mogari no mori); e o ator francês Daniel Auteil, ganhador da Palma de Ouro de melhor ator em Cannes (Le Huitième Jour).

Duas curiosidades sobre o júri que gostaria de apontar. A primeira é que Steven Spielberg e Ang Lee estarão novamente em um mesmo grupo (os dois acabaram de disputar o Oscar de melhor direção, Spielberg por Lincoln e Ang Lee por As Aventuras de Pi). E a segunda, claro, a presença de Nicole Kidman no júri no mesmo ano em que Baz Luhrmann volta ao festival com O Grande Gatsby

O que sairá da cabeça e dos votos de um júri tão diversificado quanto esse não se sabe.  Temos quatro cabeças femininas opinando, sendo que na competição oficial são poucos os filmes dirigidos por mulheres. Para completar, se temos Spielberg como presidente podendo inclinar o grupo a votar em filmes de apelo mais popular, por outro temos Lynne Ramsay, Nicole Kidman, Christian Mugiu e Naomi Kawase, conhecidos por suas inclinações para projetos mais difíceis e incomuns. 

A certeza é que os olhos do mundo, ou pelo menos do mundo cinéfilo, estarão voltados para esse grupo do dia 15 ao dia 26 de maio, período marcado para as atividades do festival.

Nenhum comentário: