Neuroses cinéfilas: Como é difícil falar de cinema hoje em dia



É o constrangimento máximo para qualquer cinéfilo, quase um prenúncio do Apocalipse. O momento em que a vontade primeira é incorporar a Bette Davis em seu papel mais irônico e condenar o indivíduo por sua simples existência como pretenso amante do cinema (sim, me permito a essas humanidades...). 

Não tem nada mais embaraçoso do que ser puxado para um papo dessa forma. "Hum, você gosta de cinema?". Você já olha ressabiado para o indivíduo, mas tenta ser sociável. Quem sabe, né? Anda tão raro encontrar cinéfilos hoje em dia. Vamos lá: "Sou sim". "Eu também!". Nossa que bacana, mais uma pessoa a desafiar-te intelectualmente, te sugerir aquelas raridades, tesourinhos de locadora. Daí o sujeito simplesmente destroi o seu castelo de areia impiedosamente, tal qual uma criança inocente, Chaves com Quico no lendário episódio de Acapulco. "Você já assistiu A Reconquista, com John Travolta? E Gigli - Contato de Risco, com Ben Affleck e Jennifer Lopez? Muito bons!". Difícil contra-argumentar uma afirmação dessas feita com tamanha efusão e expectativa de retorno. O problema não é a menção a um filme ruim, mas a menção a verdadeiras bombas cinematográficas, unanimidades. Uma coisa é a divergência de opiniões sobre obras que ensejam pontos de vista diferentes. Sobre estas, não há como negar, o debate e os contrastes são imprescindíveis e não vejo problema nenhum em se predispor a mudar de opinião, ver um filme não tão querido assim por um outro ângulo. Outra coisa é encarar desastres cinematográficos nos quais pouca, mas pouca coisa mesmo se aproveita, só de porre! 

Quem já não foi surpreendido com o mau gosto alheio? O que dizer numa hora dessas?

Particularmente, não sei para onde olho, dou um sorriso amarelor e quando me pegam nos meus melhores dias, consigo elaborar alguma resposta, ainda que a mesma seja frustrante para o outro. Começo com um "veja bem" aqui, meço umas considerações ali, deixo claro que se trata de um argumento pessoal... (claro, não quero dizer que dez em cada dez seres humanos conscientes abominam A Reconquista ou Gigli). Mas é claro que fica um embaraço no ar.

No entanto, a maturidade, que ainda não bateu na minha porta em toda sua plenitude (ainda tenho muito que aprender), me fez ver que nem tudo na vida se resume a afinidades cinéfilas. Tenho amigos queridos que simplesmente não sabem absolutamente nada de cinema, mas são verdadeiras almas gêmeas, me divertem, inspiram e me confortam com suas considerações sobre a vida, seus conselhos e um incrível bom senso, serenidade e humor. Me ensinam coisas sobre as quais não tinha familiaridade, me abrem janelas. É o que mais prezo.

Então, hoje me sinto mais confortável a dar seguimento nas conversas com os apaixonados por A Reconquista, Gigli e outras bombas que profanam a cinefilia, sem preconceitos. Quem sabe não é uma oportunidade para mostrar o que existe de bom na sétima arte, algo que particularmente julgo ter o mínimo de domínio? É lindo ver desabrochar o interesse por algo tão mágico e transformador quanto o cinema. E talvez esse ser de gosto exótico me mostre coisas que eu também não conhecia ou mesmo coisas que julgava conhecer. 

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 6
Loading...
Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Neuroses cinéfilas: Como é difícil falar de cinema hoje em dia
Neuroses cinéfilas: Como é difícil falar de cinema hoje em dia
http://4.bp.blogspot.com/-pwUGI41VtpE/UX8olmavVpI/AAAAAAAARgM/I7TT9zHUJdU/s640/1280_annie-hall.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-pwUGI41VtpE/UX8olmavVpI/AAAAAAAARgM/I7TT9zHUJdU/s72-c/1280_annie-hall.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2013/04/neuroses-cinefilas-como-e-dificil-falar.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2013/04/neuroses-cinefilas-como-e-dificil-falar.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código