quarta-feira, 10 de julho de 2013

Drops: Truque de Mestre


Truque de Mestre é um dos poucos filmes dessa temporada que surge com um argumento original - bem, nem tão original assim - mas me refiro ao fato de não ter como garantia o escudo de  uma franquia de sucesso ou a veiculação prévia em outras plataformas (seriado de televisão, HQ etc.). O filme de Louis Leterrier joga o espectador em um universo com personagens desconhecidos, uma raridade em tempos nos quais a garantia, a zona de conforto, é o que é buscado por grandes estúdiosE deu muito certo, como atestam as recepções da crítica e o faturamento da bilheteria. 

Truque de Mestre traz a história de uma quarteto de mágicos chamado "Os 4 Cavaleiros", formado por Jesse Eisenberg (um dos casos bem sucedidos em que o ator busca em si elementos para a composição de seus personagens), Isla Fisher, Woody Harrelson e Dave Franco, que se apresentam em grandes casas de show, sempre com números em que retiram de grandes banqueiros fortunas e as distribuem para a plateia. Quando um banco francês é a "vítima", o FBI se junta a Interpol para capturar os ilusionistas e reaver o dinheiro roubado.

Como o policial no encalço do grupo temos o sempre competente Mark Ruffalo, em ótima parceria com a francesa Mélanie Laurent (linda, como sempre!). Há ainda o retorno da dupla da trilogia O Cavaleiro das Trevas, Michael Caine e Morgan Freeman, um deleite. Enfim, o elenco é um dos melhores recursos do filme para garantir o interesse da plateia em sua história. O "barato" aqui também é embarcar nos diversos twists  que a trama oferece, nenhum deles muito plausíveis, é verdade, e alguns são até irritantes em suas constantes necessidades de explicação, mas garantem uma diversão moderada e inofensiva, ao menos. E como o barato de um grande truque está em  manter o segredo até o final, pararei por aqui, antes que revele mais sobre a história do que deveria. Não é um grande filme, mas pelo menos é um entretenimento que mantém-se linear durante boa parte da projeção e traz um Louis Leterrier melhor do que a média dos trabalhos que o mesmo ofereceu até aqui.

Now You See Me, 2013. Dir.: Louis Leterrier. Roteiro: Ed Solomon, Boaz Yakin e Edward Ricourt. Elenco: Mark Ruffalo, Jesse Eisenberg, Melanie Laurent, Woody Harrelson, Isla Fisher, Morgan Freeman, Michael Caine, Dave Franco, Common, Michael Kelly. 115 min. Paris Filmes.

Nenhum comentário: