domingo, 17 de novembro de 2013

Curtas: Jogos Vorazes - Em Chamas

É comum às continuações serem melhores ou piores que seus antecessores. Normalmente, em segundos ou terceiros filmes de uma franquia, um orçamento mais robusto é embutido e diretores saem de cena para ceder a cadeira a outros. Este movimento, comumente, leva a produção ou ao fiasco absoluto ou ao nirvana da realização cinematográfica. No caso de Jogos Vorazes - Em Chamas, o filme não segue nenhum destes dois caminhos. O segundo filme da franquia protagonizado por Jennifer Lawrence, a golden girl de Hollywood, é tão bom quanto o primeiro, ou seja, administra muito bem todos os elementos que fizeram do longa anterior uma bem-vinda chama de criatividade narrativa e contundência temática em meio a blockbusters e franquias cada vez mais descartáveis. Francis Lawrence (de Eu sou a Lenda, Constantine e Água para Elefantes) assume a direção que antes fora de Gary Ross (Pleacantville - A Vida em Preto e Branco e Seabiscuit) e dois vencedores do Oscar cuidam do roteiro, Simon Beaufoy (Quem quer ser um Milionário?) e Michael Arndt (Pequena Miss Sunshine e Toy Story 3). O resultado é tão honesto quanto o primeiro com o adendo de que as sequências de ação dos jogos, um "calcanhar de Aquiles" do filme anterior, são bem melhores aqui. No elenco, Jennifer Lawrence segura as pontas como uma protagonista feminina que deveria ser cada vez mais retratada nas telas - bem diferente das Belas ou Anastasias da vida. Além dela, Josh Hutcherson mantém a preferência do público por Peeta, carisma em estado bruto o garoto. As participações interessantes de Elizabeth Banks, Woody Harrelson, Stanley Tucci e Donald Sutherland são mantidas, com o adendo da presença de Philip Seymour Hoffman.
 
 
The Hunger Games - Catching Fire, 2013. Dir.: Francis Lawrence. Roteiro: Simon Beaufoy e Michael Arndt. Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Philip Seymour Hoffman, Donald Sutherland, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Stanley Tucci, Lenny Kravitz, Jeffrey Wright, Sam Claflin, Jena Malone, Toby Jones.
 

2 comentários:

Stella Daudt disse...

Minha filha viu ontem o filme e também gostou muito. Depois de ler sua postagem, estou quase indo assistir no cinema... Fico entre "Blue Jasmine" e "Jogos Vorazes". Que escolha difícil!

Stella Daudt disse...

E fui, Wanderley, infelizmente num cinema coalhado de mocinhas tagarelas. Não consigo me concentrar quando pessoas falam perto de mim ininterruptamente. Vou opinar quando assistir de novo em casa. Por enquanto me impressionaram os vestidos de Katniss Everdeen. Lindos demais!