As melhores direções de 2013

Melhor Direção
Michael Haneke
Amor

Michael Haneke é um cineasta pessimista, descrente na redenção dos seus personagens, em muitos casos. Podemos dizer que Amor foi uma nova faceta do realizador austríaco, uma que não conhecíamos. Ainda que o filme sobre um homem que cuida de sua esposa após esta passar por um derrame cerebral ser um longa melancólico e cru a respeito da própria condição humana, trata-se do trabalho mais terno do diretor. Amor é um Haneke terno, suave, sem deixar de lado a dureza do seu olhar sobre a vida. Conseguindo harmonizar tão bem essas duas características aparentemente dissonantes, Haneke filma Amor com muita delicadeza e consciência da linguagem cinematográfica, fazendo da câmera um narrador importante e presente que dialoga com os demais aspectos da produção, especialmente as belíssimas interpretações de Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva. Além disso, Haneke não deixa de lado algumas de suas marcas mais preciosas enquanto realizador, o seu ar provocativo, questionador e, em alguns momentos, sádico com o espectador. Nunca Haneke foi tão doce e nunca o cinema abordou com tanta crueza e dignidade o amor quanto em Amor.
  
Sofia Coppola
Bling Ring - A Gangue de Hollywood

Poucos diretores sabem mostrar Hollywood tão bem quanto Sofia Coppola, que é cria daquele universo. Mas a Hollywood que interessa Sofia é a Hollywood do vazio, da solidão. O grupo de jovens fúteis de Bling Ring então encontraram em Coppola a diretora ideal para contar a sua história, oferecendo sempre alternativas interessantes de captação de imagens e um olhar distante, porém irônico e mordaz a cada sequência. Sem dúvida, um dos melhores trabalhos da diretora em anos.

Alfonso Cuarón
Gravidade

Alfonso Cuarón foi o homem das grandes façanhas cinematográficas em 2013. Com Gravidade, Cuarón nos ofereceu a perspectiva real do espaço, lindo e assustador, com texturas, movimentos de câmera coerentes e sensoriais e ainda administrou a dinâmica de praticamente apenas um ator em cena, no caso, Sandra Bullock, se redimindo lindamente da gafe de ter ganho o Oscar por um desempenho capenga como o de Um Sonho Possível.
  
Klebber Mendonça Filho
O Som ao Redor

O Som ao Redor nos faz lembrar do cinema brasileiro que realmente importa e que é violentado por um sistema de produção, distribuição e exibição extremamente injusto. O olhar de Klebber Mendonça Filho para a classe média e para as relações entre patrões e empregados nos condomínios das grandes cidades é discreto, porém áspero, atento aos detalhes. O diretor encontrou um número formidável de possibilidades em um ambiente que representa o embrião dos principais problemas desse país. Político sem ser panfletário.

Paul Thomas Anderson
O Mestre

É admirável a capacidade que Paul Thomas Anderson tem de mostrar relevância e vigor a cada novo projeto sem perder as principais características de sua assinatura. O Mestre é mais um trabalho executado com bravura por um diretor que surge sempre renovado em seu olhar sobre o mundo e intenso em sua relação com seu elenco. Anderson ainda não tem o reconhecimento público que deveria, é incrível como as comunidades cinéfilas continuam presas a certas tradições, muitas vezes cultivadas por preguiça, por não quererem olhar para outros horizontes cinematográficos. No entanto, o tempo lhe dará o devido reconhecimento.

Joe Wright
Anna Karenina

Joe Wright é um dos realizadores britânicos com mais personalidade em atividade no cinema. Sabemos quando estamos diante de um de seus filmes não apenas por ele ser protagonizado por sua musa, a atriz Keira Knightley, mas por que o seu mise em scéne é conhecido por desconstruir expectativas. Em Anna Karenina, Wright administrou a dinâmica teatral com cenários e atores, transformando a sociedade russa do romance em um grande palco para dissimulações e julgamentos. Um trabalho extremamente difícil que o diretor conseguiu fazer com a naturalidade de quem sabe andar de bicicleta.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,268,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: As melhores direções de 2013
As melhores direções de 2013
http://www.hollywoodreporter.com/sites/default/files/2013/01/amour_michael_haneke_a_l.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-tsSr_FDKjdA/UrfZLCkHQYI/AAAAAAAASqk/UMGkfob0wUo/s72-c/blingring.png
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2013/12/listao-2013-diretores.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2013/12/listao-2013-diretores.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código