Previsões para o Globo de Ouro 2014


Chegou a hora de tirar a bola de cristal que colocamos no armário lá em março de 2013, darmos uma polida nela e começar mais uma rodada de especulações da temporada de prêmios do cinema. Uma das cerimônias mais visadas pela indústria, o Globo de Ouro, ocorrerá na noite deste domingo (12), transmitida no Brasil pela TNT, e abrirá os trabalhos para nós, blogueiros cinéfilos (tá certo, somente para aqueles que já entenderam que o que vale mesmo é encarar o Oscar, o Globo de Ouro e afins como um divertido jogo e não necessariamente - disse, não necessariamente - uma eleição dos melhores do ano de fato, posso dizer por mim, vivo tranquilo com isso).
 
Tecnicamente, o grupo que vota no Globo de Ouro é completamente diferente daquele que vota no Oscar. No Globo de Ouro, os votantes são correspondentes estrangeiros em Hollywood, membros da imprensa especializada. No Oscar, o corpo de votantes é formado por profissionais da indústria cinematográfica. Certo, mas porque considerar o Globo de Ouro um bom termômetro para a maior festa da indústria? Pelo simples fato de que os votantes do Globo costumam adotar nas suas votações a lógica de pretender prever a escolha da Academia e também por antever determinadas tendências nas premiações da temporada.
 
Mas além das perspectivas para o Oscar, vale a pena acompanhar o Globo de Ouro porque é o início da temporada, costuma ser a premiação mais divertida pelo próprio esquema montado (um jantar informal regado a um pouquinho de bebida) e por ser a primeira cerimônia do ano, trazendo os indicados muito mais a vontade e empolgados com a distribuição de prêmios.
Agora, vamos às possibilidades da noite, segundo o nosso blog (para conferir os indicados nas categorias, clique aqui):
 
Gravidade
Previsões de vitória em:
Melhor Filme Drama
Melhor Diretor - Alfonso Cuarón
Melhor Trilha Sonora Original - Steven Price
 
Filme Drama - Existe uma disputa clara pelos prêmios entre 12 Anos de Escravidão e Gravidade e, correndo por fora, Trapaça. Como este último concorre no Globo de Ouro como comédia/musical, em drama existirá um duelo entre os dois primeiros. Caso os votantes do Globo de Ouro votem na categoria principal tentando prever o resultado do Oscar, o vencedor será 12 Anos de Escravidão. No entanto, parece mais lógico que o Globo de Ouro, com uma comissão composta por correspondentes estrangeiros, opte por Gravidade como o melhor drama do ano por ser um longa de apelo universal e ter uma narrativa calcada sobretudo nos seus esforços visuais.
 
Diretor - Posso estar enganado, mas não acho que David O.Russell, de Trapaça, represente uma grande ameaça para seus concorrentes. Como acontece na categoria "filme drama", o melhor diretor será o inglês Steve McQueen, de 12 Anos de Escravidão, ou o mexicano Alfonso Cuarón, de Gravidade, com larga vantagem para Cuarón pelo feito que seu filme representou para a indústria no último ano.
 
Trilha Sonora Original - Gravidade traz um dos melhores usos de trilha sonora da temporada. Uma outra possibilidade de resultado é 12 Anos de Escravidão, mas me parece relativamente distante.

Trapaça
Previsões de vitória em:
Melhor Filme Comédia/Musical
Melhor Atriz Comédia/Musical - Amy Adams

Filme Comédia/ Musical - Dos concorrentes na categoria é, sem dúvida, o mais forte. Trapaça tem disputado as principais menções das associações de críticos com 12 Anos de Escravidão e Gravidade. Com a ausência dos dois na categoria comédia/musical, o filme de David O. Russell fica praticamente sem concorrente. Ameaças para o filme podem ser Nebraska, que recebeu 5 indicações (e não deve ter recebido à toa), e Ela, de Spike Jonze. Mas ainda assim, ambos são azarões na disputa com Trapaça.
 
Atriz Comédia/Musical - Amy Adams disputa com nomes fortes, incluindo Julia Louis-Dreyfus, de À Procura do Amor, e Meryl Streep, de Álbum de Família, esta última, inclusive, mais próxima de uma indicação ao Oscar que Adams. No entanto, Streep vem de uma recente vitória em A Dama de Ferro, sem falar que ela ganhou o Globo de Ouro em comédia/musical por Julie e Julia e O Diabo veste Prada na última década. "Para que mais?", acredito que assim devem pensar os vontantes do Globo. Adams nunca venceu o prêmio, já sendo indicada quatro vezes a ele (mesma quantidade de vezes que já foi indicada ao Oscar). Ninguém é tantas vezes indicadas a um prêmio à toa. Acho que dessa vez, pelo menos no Globo de Ouro, será a vez de Amy Adams. E Julia Louis-Dreyfus já levou outros Globos por seu trabalho na TV na série Seinfeld e é favorita novamente ao prêmio este ano por seu trabalho em Veep. O mais interessante de uma vitória da Amy Adams por Trapaça no Globo de Ouro é que isso pode gerar um buzz favorável para ela e a Academia, atenta a isso, pode preferir indica-la ao Oscar de melhor atriz no lugar de Meryl Streep, aquela que tem a candidatura mais frágil dentre as prováveis indicadas do ano: Cate Blanchett, Sandra Bullock, Judi Dench e Emma Thompson.

12 Anos de Escravidão
Previsões de vitória em:
Melhor Roteiro
Melhor Ator Drama - Chiwetel Ejiofor
Melhor Atriz Coadjuvante - Lupita Nyong'o

Roteiro - Pensei muito se Spike Jonze não seria o favorito na categoria "roteiro" por seu trabalho em Ela ou se Trapaça de David O.Russell não poderia render um prêmio compensatório por sua derrota na categoria "direção". No entando, como Gravidade não está entre os indicados, 12 Anos de Escravidão passa a ser um candidato plausível em uma temporada que terá contagem voto a voto entre os filmes de Cuarón e McQueen.
 
Ator Drama - Talvez a competição mais interessante do ano seja a dos atores. Roberto Redford parecia invicto por sua performance em Até o Fim, mas sua ausência entre os cinco finalistas do SAG Awards, prêmio do sindicato dos atores, enfraqueceu sua candidatura aos poucos na temporada. Matthew McConaughey, de Clube de Compras Dallas, tem feito uma campanha agressiva calcada sobretudo na transformação física pela qual passou para viver um soropositivo no filme. Caso 12 Anos de Escravidão não seja tão favorito assim como muitos suspeitavam, em um movimento semelhante ao que ocorreu com Lincoln no ano passado, McConaughey pode se tornar o grande favorito aos prêmios de melhor ator. Caso a configuração não seja essa, Chiwetel Ejiofor é o favorito na categoria.
 
Atriz Coadjuvante - Outra disputa difícil traz um duelo: Jennifer Lawrence (Trapaça) X Lupita Nyong'o (12 Anos de Escravidão). Desde que Trapaça começou a ser exibido para a imprensa especializada só se falava do desempenho de Jennifer Lawrence, a única certeza de indicação ao Oscar que o elenco do filme tem até então (o que me faz confirmar as suspeitas do ano passado, talvez sua premiação pelo fraco O Lado bom da Vida tenha sido precipitada). Lawrence parece surgir como uma grande ameaça à favorita até então, Lupita Nyong'o, somando aos elogios o fator de que ela é a estrela do momento em Hollywood (e um dos grandes e mais questionáveis critérios de premiação que o Globo de Ouro costuma ter é o "nível de fama" dos seus indicados). Contudo, Lawrence ainda é muito nova e acabou de ganhar o Globo de Ouro (e o Oscar!) no ano passado. Então, aqui, trata-se de fazer uma aposta. Aposto no ineditismo de Lupita Nyong'o e no frequente anseio que os principais prêmios de coadjuvante têm de reconhecer intérpretes revelações. É o caso de Lupita, uma aposta.

Blue Jasmine
Previsões de vitória em:
Melhor Atriz Drama - Cate Blanchett

Atriz Drama - Como defini no ano passado, Cate Blanchett em Blue Jasmine é um trator. Além disso, o diretor do seu filme, Woody Allen, receberá nessa edição do Globo de Ouro o prêmio especial pelo conjunto do seu trabalho. Difícil ver alguma de suas concorrentes levar a melhor na disputa. Se o Globo de Ouro gostar tanto de Gravidade quanto achamos, pode ser que Sandra Bullock seja sua principal concorrente.

Nebraska
Previsões de vitória em:
Melhor Ator Comédia/Musical - Bruce Dern

Ator Comédia/Musical - Bruce Dern é daqueles veteranos que já foram indicados algumas vezes nas temporadas mas que nunca levaram  um prêmio. Sua chance chega na maturidade com a dramédia de Alexander Payne, Nebraska, filme que, não por acaso, recebeu 5 indicações. Digo não por acaso porque essa quantidade de nomeações é um indicativo da força de seu filme. Nebraska foi um dos longas mais comentados do ano, rendendo ao ator a Palma de Ouro em Cannes, e, teoricamente, não deve sair de mão abanando. O principal concorrente de Dern é Leonardo DiCaprio por O Lobo de Wall Street, que até poderia ser um rival ameaçador, caso o novo filme de Martin Scorsese não tivesse tão poucas menções no Globo de Ouro, duas no total (melhor filme comédia/musical e melhor ator comédia/musical). Mas podem contar com uma reviravolta nessa disputa, o Globo de Ouro adora uma jovem estrela de Hollywood, como já dito no caso de Lawrence, e, ao contrário do Oscar, o Globo adora DiCaprio, indicado 10 vezes ao prêmio e vencedor em 2005 por O Aviador, como melhor ator em drama.

Clube de Compras Dallas
Previsões de vitória em:
Melhor Ator Coadjuvante - Jared Leto

Ator Coadjuvante - Vivendo um transgênero soropositivo da década de 1980, Jared Leto tem sido uma constante na temporada. Quase tão certo quanto Blanchett, Leto foi mencionado como o melhor ator coadjuvante de 2013 por seu desempenho em Clube de Compras Dallas em quase todas as listas de associações de críticos norte-americanos que saíram até então. Seu "reinado" sofre constantes ameaças de Michael Fassbender, de 12 Anos de Escravidão, e até de Bradley Cooper, de Trapaça. Vamos ver se sua vitória no Globo de Ouro confirma a tendência ou nos aponta para um azarão até o Oscar.

Frozen - Uma Aventura Congelante
Previsões de vitória em:
Melhor Longa de Animação
Melhor Canção Original - "Let It Go"

Longa de Animação - Caso Vidas ao Vento, de Hayao Miyazaki, estivesse concorrendo nessa categoria e não em "longa em língua estrangeira" apostaria em sua vitória. Pensei em Os Croods, mas a repercussão positiva de Frozen - Uma Aventura Congelante, da Disney, no último mês me faz apostar em sua vitória no Globo de Ouro, sobretudo porque seus concorrentes são muito fracos. Mas contaria também com uma vitória de  Os Croods, não seria surpresa.
 
Canção Original - Bom, em se tratando de Globo de Ouro e concorrendo com Justin Timberlake ("Please Mr. Kennedy", de Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum), U2 ("Ordinary Love", de Mandela - Long Walk to Freedom), Coldplay ("Atlas", de Jogos Vorazes: Em Chamas) e Taylor Swift ("Sweeter than Fiction", de One Chance), fica difícil apostar que um grupo conhecido por adorar premiar grandes estrelas da indústria como o Globo de Ouro vá escolher o trabalho de Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez no filme da Disney. No entanto, interpretada por Idina Menzel no número musical da rainha Elsa (e não a versão forçada de Demi Lovato imposta pelos produtores nos créditos finais), "Let It Go" já faz parte de uma das cenas mais marcantes do cinema em 2013. Caso não ganhe, o que é uma possibilidade, pode contar com qualquer uma das quatro concorrentes, especialmente Bono Vox e "Ordinary Love" para Mandela - Long Walk to Freedom, que juntaria a fome com a vontade de comer (grande estrela da música + filme sobre um grande ícone que acaba de falecer).

A Grande Beleza
Previsões de vitória em:
Melhor Longa em Língua Estrangeira (Itália)

Longa em Língua Estrangeira - Parece o favorito do ano na categoria "filme estrangeiro" do Oscar. No Globo de Ouro, devem querer escolher o vencedor na categoria pensando em acertar o palpite para o Oscar, então devem ir nele. Azul é a Cor mais Quente é muito divisivo, Le Passé não gerou a repercussão que se esperava pós-Cannes e Vidas ao Vento é uma animação. O concorrente mais forte de A Grande Beleza é o dinamarquês A Caça, mas apostaria no italiano.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
Loading...
Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Previsões para o Globo de Ouro 2014
Previsões para o Globo de Ouro 2014
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUaYJZ15GTsge4KaFMv0RUcDzT8OoqFs6NOBD4hcKpROLeAlouGJILJasCh0IyK76poTvnJqAzr2EWtPNz0LC70pzx1NEEu_WuvBi_pNEO636-Digh036dXrVqzDbG2lKAw_aMOSqu0CgR/s640/10_PRE~1.JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUaYJZ15GTsge4KaFMv0RUcDzT8OoqFs6NOBD4hcKpROLeAlouGJILJasCh0IyK76poTvnJqAzr2EWtPNz0LC70pzx1NEEu_WuvBi_pNEO636-Digh036dXrVqzDbG2lKAw_aMOSqu0CgR/s72-c/10_PRE~1.JPG
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2014/01/previsoes-para-o-globo-de-ouro-2014.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2014/01/previsoes-para-o-globo-de-ouro-2014.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código