O Quarto de Jack


Jack tem 5 anos e desde que nasceu havia passado toda a sua vida dentro de um quarto junto com sua mãe. Chamada por Jack de Ma, Joy foi levada de casa quando ainda era adolescente por um vizinho dos seus pais chamado de Velho Nick e desde então foi mantida por sete anos em cativeiro, tendo relações sexuais com o seu sequestrador, o pai do garoto. Assim, tudo o que Jack conhecia do mundo se restringia a sua naturalmente fértil imaginação infantil, alimentada por tudo que o garoto via na TV, e pelas poucas coisas presentes nesse cúbiculo com uma vista minúscula para o ambiente externo. A situação de mãe e filho muda quando Joy concebe um plano para tirá-los do local e levá-los de volta ao mundo. A adaptação do menino não será fácil, ainda que plena de descobertas, e Joy ainda terá que lidar com a presença diária do trauma da sua terrível experiência no que quer que ela faça. 

Lidando com um tema delicado e que tem relação com o que existe de pior na natureza humana, O Quarto de Jack é um filme que segue um caminho oposto ao da escuridão, o filme de Lenny Abrahamson, do igualmente interessante Frank, prefere acompanhar a beleza presente na comovente descoberta do mundo pela ótica de Jack, o seu pequeno protagonista defendido impecavelmente pelo talento precoce chamado Jacob Tremblay. Abrahamson acerta ao transformar O Quarto de Jack em um filme repleto de ternura e que segue a perspectiva doce e ingênua de uma criança sobre toda uma situação de violência e abuso físico e psicologico sem deixar de lado o peso que um drama com tal gravidade convoca. Nada é sufocado pela ternura infantil, mas suturado por ela. 

Lenny Abrahamson e o delicado roteiro de Emma Donoghue, baseado em um livro da sua própria autoria, se beneficiam por contar com uma dupla de protagonistas que praticamente toma o filme para si. Por ter o longa completamente voltado para a sua perspectiva dos fatos, desde a vivência no cativeiro até os primeiros dias de liberdade fora do quarto, Jacob Tremblay é o coração de O Quarto de Jack. O garoto consegue dimensionar para o público toda a natureza peculiar da infância de Jack, suas dificuldades de adaptação e o encantamento com as descobertas do mundo fora do quarto. Já Brie Larson passa o ponto de vista da vítima adulta de um cativeiro, lidando com todo o fantasma deixado pela situação violenta que viveu, o tempo que obviamente deixou para trás e todos os medos inerentes do pós-trauma. Há ainda pontuais e igualmente estupendas performances de Joan Allen e William H. Macy, maravilhosos como os avós de Jack. 

Por trazer um tema tão forte narrado pela perspectiva de uma criança, O Quarto de Jack poderia facilmente cair em armadilhas apelativas da emoção fácil. Ao invés disso, o filme de Lenny Abrahamson consegue captar o olhar naturalmente ingênuo do seu protagonista para narrar uma história de superação e descoberta do mundo. O longa acerta ao conseguir encontrar uma sensibilidade sem afetações, um mérito, em parte conseguido graças aos esforços não apenas do seu realizador, mas da sua dupla de atores principais, o garoto Jacob Tremblay e a favorita ao Oscar de melhor atriz Brie Larson,  e a costura suave que a roteirista Emma Donoghue consegue dar a sua  comovente e afetuosa história. 


Room, 2015. Dir.: Lenny Abrahamson. Roteiro: Emma Donoghue. Elenco: Jacob Tremblay, Brie Larson, Joan Allen, William H. Macy, Sean Bridgers, Matt Gordon, Amanda Brugel, Joe Pingue, Wendy Crewson, Cas Anvar. Universal, 118 min. 

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,269,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: O Quarto de Jack
O Quarto de Jack
https://1.bp.blogspot.com/-oEXRMoRlBpU/VrpQziZikuI/AAAAAAAAUvA/yE8nPvuURTI/s640/24267126195_05a2ce7ce0_z.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-oEXRMoRlBpU/VrpQziZikuI/AAAAAAAAUvA/yE8nPvuURTI/s72-c/24267126195_05a2ce7ce0_z.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2016/02/o-quarto-de-jack.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2016/02/o-quarto-de-jack.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código