domingo, 29 de maio de 2016

(Drops) Team Foxcatcher


Disponível no catálogo da Netflix, o documentário Team Foxcatcher explora eventos que foram contados em Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo, longa que rendeu ao diretor Bennett Miller um prêmio em Cannes e que foi indicado a 5 Oscars em 2015. Diferente do filme de Miller, o documentário de Greenhalgh centra suas atenções na relação entre o milionário John du Pont e o atleta David Schultz, claro que esmiuçando um pouco mais os meandros da personalidade conturbada do financiador da equipe Foxcatcher, que no filme de 2014 fora interpretado brilhantemente pelo subestimado Steve Carell. Mark Schultz, irmão mais novo de David, não entra no documentário como um dos entrevistados e sequer é mencionado, o que, se por um lado, é coerente com os propósitos do filme já que fica evidente o seu desejo de explorar a relação de somente dois personagens e eventos que sucederam a saída de Mark da propriedade de du Pont, por outro lado, é uma lacuna sentida sobretudo em função da forte presença em nossa memória da interpretação de Channing Tatum em Foxcatcher.

Ademais, claro que Team Foxcatcher vive à sombra do título dirigido por Bennett Miller. Nem teria como Jon Greenhalgh evitar as associações e a ingrata posição assessória desse documentário diante da obra do realizador norte-americano, mesmo que esta tenha sido tão pouco compreendida e recepcionada aquém do que realmente merecia após sua passagem por Cannes. Todavia, esse documentário, que se apoia em uma estrutura tradicional de depoimentos e passagens dos personagens reais no cenário da tragédia, tem muita força na maneira com que se debruça sobre a personalidade de du Pont, adicionando ainda mais camadas ao tratamento já exemplar conferido a ele pelo longa de Miller e pelo ator Steve Carell (cujo cuidado em sua composição é comprovado quando temos acesso a entrevistas de du Pont nesse documentário), e na forma com que humaniza seus personagens sem redimí-los de qualquer culpa.


Team Foxcatcher, 2016. Dir.: Jon Greenhalgh. Documentário. Netflix, 90 min.

Assista ao trailer:



Se quiser saber mais sobre Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo, leia nossa crítica sobre o filme clicando aqui. 

Assista ao trailer: 

Nenhum comentário: