sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

(Crítica) 'Moana' é divertido, lindo e afetuoso como manda a tradição Disney


Mais recente animação musical da Disney, Moana: Um Mar de Aventuras tem todos os ingredientes que fizeram do seu estúdio um dos mais bem sucedidos da história do cinema. O longa animado consegue dosar como poucos ingredientes como o drama, o humor, as canções e uma belíssima protagonista (sim, porque ao contrário do que muitos dizem não é de hoje que a Disney produz "princesas"proativas, basta ver exemplos da década de 90 como Jasmine, Pocahontas ou Mulan). Assim, Moana pode não ser um dos capítulos mais singulares da trajetória do estúdio, mas consegue manter-se fiel à filmografia do mesmo sem deixar o espectador frustrado em momento algum. 

A animação conta a história da filha do líder de uma tribo das ilhas da Oceania que parte em uma jornada para resgatar o espírito aventureiro do seu povo após ele ser silenciado amaldiçoado graças a uma travessura do semi-deus Maui. Para conseguir seu objetivo, Moana terá que encontrar o responsável pelo infortúnio da sua tribo e, junto com ele, quebrar o feitiço entregando uma pedra preciosa a sua verdadeira dona. 


De cara, a animação impressiona com o seu visual. Dos cabelos de Moana à cor e textura da água do mar, o filme é um dos mais belos do estúdio. Por tabela, a animação ainda é ancorada naquilo que se espera de uma aventura com o selo Disney, uma trilha sonora marcada por hits como “How far I’ll Go”.  Como se espera de um bom musical, esta e outras canções em momento algum soam excessivas na trama, servindo para desenvolver personagens, apresentá-los ao público ou resolver situações do roteiro que talvez nos levasse a soluções batidas e entediantes.

A trama tem uma leve queda de ritmo quando Moana encontra o semi-deus Maui, mas nada que faça com que o filme perca a sua magia, presente em suas cores vivas, mas também na maneira afetuosa como constrói seus personagens e suas relações. Sinceramente, não tem como sair insatisfeito com um filme tão agradável e divertido quanto esse. 

Moana, 2016. Dir.: Ron Clements e John Musker. Roteiro: Jared Bush. Vozes de: Auli'i Cravalho, Dwayne Johnson, Rachel House, Jemaine Clement, Nicole Scherzinger, Alan Tudyk, Oscar Kightley. Disney, 107 min.

Assista ao trailer do filme: 

Nenhum comentário: